Começou hoje e vai até sexta-feira, dia 21, o Mutirão do Lixo Eletrônico, realizado pela empresa Eletrolixo Logística Reversa em parceria com o Setor de Meio Ambiente da Prefeitura.
Nesse período, sucatas de informática, televisores, telefones celulares, aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias poderão ser descartados em um dos ecopontos: Paço Municipal, Setor de Meio Ambiente e escola municipal Prof. Euclydes Moreira da Silva, das 8 às 17 horas. Lâmpadas fluorescentes não serão coletadas.
As empresas particulares que queiram descartar grande quantidade de materiais deverão entrar em contato com o Setor de Meio Ambiente para agendamento e viabilização logística do recolhimento ou entrega direta durante o mutirão. As instituições não terão custos com o descarte dos materiais e poderão solicitar certificado de destinação correta de seus resíduos. Mais informações pelo telefone (14) 3662-8228.
A abertura oficial da campanha foi feita esta manhã em frente ao Paço Municipal, e contou com a presença da diretora de Projetos da Eletrolixo Logística Reversa, a engenheira ambiental Milena Lozano, e da sua assistente, a técnica em Logística Mayra Alves. Elas estarão durante todo o dia fazendo a divulgação da campanha.
Também estiveram presentes a chefe do Setor de Meio Ambiente, Priscila Fabiana Lara Giglio, e a diretora da escola Euclydes, Maria Odete Benatti Chaim, acompanhada por estudantes da instituição. A escola Euclydes mantém, há mais de três anos, campanha contínua de recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas. A campanha era desenvolvida em parceria com a Unimed de Jaú e atualmente a parceria é com o Banco Santander.
Milena Lozano explica que a empresa Eletrolixo atua com a reciclagem de lixo eletrônico e seu grande alvo são empresas e assistências técnicas. Agora, a empresa está buscando parcerias com as Prefeituras para a viabilização de mutirões. O primeiro foi realizado em Bauru, no dia 6 de agosto, com arrecadação de uma tonelada de lixo eletrônico.
“Em Bariri, nosso segundo mutirão, esperamos um resultado ainda melhor, já que aqui existe uma ação de conscientização forte e faremos a campanha durante uma semana”, diz. Na sexta-feira, o lixo eletrônico descartado será recolhido, quantificado e pesado, para posterior divulgação de um balanço da campanha.
Priscila Giglio lembra que em 2008 foi realizado um mutirão para coleta de lixo eletrônico em parceria com a Secretaria do Meio ambiente do Estado de São Paulo, mas eram recolhidos apenas pilhas, baterias e celulares, e não de objetos de grande porte, como televisores e computadores.
Confira o que pode ser descartado:
- Computadores e sucata de informática (monitores, teclado, mouse, CPU, estabilizador, driver, impressora, etc)
- TVs
- Celulares
- Telefones e fax
- Aparelhos de DVD e vídeo cassete
- Aparelhos de som
- Fios e cabos
- Placas e circuitos eletrônicos
- Pilhas e baterias
Texto e foto: Janaína de Castro
Fonte: www.bariri.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário