terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março - Dia do Consumidor



Na sociedade atual, cada vez mais permeada pelo consumo, todos nós, cidadãos, somos consumidores, independentemente de classe social ou escolaridade. Alguns especialistas ressaltam que consumir tem se consolidado como uma das atividades mais importantes no nosso cotidiano.

Os impactos do consumo desenfreado e pouco responsável, feito ao longo de muitos anos, evidenciam a urgência de mudanças de hábitos da sociedade. Nesse contexto, centenas de organizações no mundo estão voltadas para informar o consumidor não só sobre os direitos, mas também sobre os deveres que estão vinculados ao ato de consumir.

Esse movimento é cada vez mais comum porque há um consenso que o consumidor bem informado é capaz de mudar as relações de consumo. É importante repensar as decisões de compra, visando o equilíbrio nas relações de consumo, para a diminuição de riscos ambientais e para o fortalecimento da cidadania.

Nesta terça-feira (15/3), Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Ministério do Meio Ambiente lançou, em São Paulo (SP), três cartilhas para orientar gestores, consumidores, instituições públicas e empresas privadas a atingirem metas de redução no uso de sacolas plásticas através do Programa Saco é um Saco.

As sacolas plásticas causam grandes impactos no meio ambiente, poluindo mares, rios e se acumulando nas cidades e na natureza. Uns dos mais graves danos são causados aos animais que habitam os oceanos: eles as ingerem, confundido-as com algas. Assim, acabam sufocados ou deixam de se alimentar devido à sensação de estômago cheio que o material causa.

O primeiro volume traz orientações para municípios; são apresentadas ideias, sugestões e ferramentas úteis que possibilitam a municipalização da campanha Saco é um Saco, estimulando gestores públicos municipais a tornarem-se os catalisadores desse processo. São orientações sobre a importância de estabelecer parcerias relevantes, de envolver os segmentos afins, como cooperativas de catadores e associações de consumidores, e do uso de diferentes mídias para favorecer a divulgação da campanha municipal.

No segundo volume, há orientações para instituições públicas ou privadas, apresentamos a experiência da campanha em promover articulações entre os setores envolvidos, de maneira a viabilizar sua realização.

No terceiro volume, são expostas orientações para consumidores. A intenção é mostrar ao cidadão-consumidor que está em suas mãos o poder de mudar a atual realidade e, de fato, reduzir a quantidade de sacolas plásticas circulando em seu município, no Brasil e no mundo. A cartilha oferece dicas para facilitar a mudança de hábitos do consumidor, apresentando alternativas para o acondicionamento de compras e de lixo. Também propõe formas de envolver a família e a comunidade neste movimento.

Em todas as cartilhas são encontrados exemplos de experiências internacionais e nacionais, assim como fatos e impactos ambientais que justificam a ação do Governo e da sociedade para reduzir a quantidade de sacolas plásticas consumidas no Brasil.

No MMA, as cartilhas serão distribuídas pela Coordenação de Consumo Sustentável com apoio do CID Ambiental, podendo ser solicitadas pelo email: consumosustentável@mma.gov.br.

As cartilhas estão disponíveis aqui.

Fontes: http://portaldoconsumidor.wordpress.com/ e www.mma.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...