segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Economize água na hora de cuidar do jardim

A chave para se criar um jardim que consuma pouca água está no preparo do solo e em certos cuidados básicos. Os ingredientes mais importantes são o mulch e muita matéria orgânica. O primeiro é uma técnica cujo nome vem do verbo to mulch, em inglês, que significa abafar o solo. 


O mulch significa cobrir as raízes das plantas com terra, palha ou estrume, para provocar o abafamento do solo e diminuir a infestação de pragas. A técnica é fundamental para você conseguir montar um jardim com plantas saudáveis e bonitas.

Se quiser reduzir o trabalho com a manutenção do local e economizar água, siga os princípios a seguir:

1 - Revolva o solo para desmanchar torrões grandes de terra e remover pedras. Isso ajuda a umidade a penetrar nas partículas de terra.

2 - Veja se o solo escoa bem a água usando um teste de drenagem. Boa drenagem é essencial para que o jardim use a água racionalmente.

O teste é o seguinte: Se não chover durante uma semana ou mais e o solo ficar seco, faça alguns buracos com 0,3 m de profundidade e 0,6 m de largura. Preencha-os até o topo com água e calcule o tempo que leva para os buracos esvaziarem. Compare suas descobertas com a seguinte escala:  

•    1 a 12 minutos: o solo é rapidamente drenado e provavelmente é seco demais;
•    12 a 30 minutos: o solo possui a drenagem ideal;
•    30 minutos a 4 horas: a drenagem é lenta, mas adequada para as plantas que crescem em solo úmido;
•    Mais de 4 horas: a drenagem é deficiente e precisa de ajuda.

Se o solo é muito seco, adicione um pouco de argila, que o deixará úmido e firme. Se ele é úmido demais, misture um pouco de areia, que fará com que ele fique mais solto e seco.
Repita o teste com a "nova fórmula" até encontrar o solo com drenagem ideal.

3 - Pode-se colocar também grandes quantidades de material orgânico - folhas velhas, galhos quebrados, esterco apodrecido e grama cortada velha - para melhorar a textura e a estrutura. A matéria orgânica nutre qualquer tipo de solo que, por sua vez, estimula o bom crescimento da planta.

4 - Agrupe as plantas de acordo com a sua necessidade de água. Dessa maneira, você pode regar juntas todas as plantas que consomem muita água e deixar as mais resistentes apenas com a água da chuva.

5 - Faça uma cavidade no formato de um pires ao redor da base de cada planta, assim toda a chuva será direcionada para seu sistema radicular.

6 - Mesmo a planta mais resistente à seca necessita de rega quando recém-plantada, por isso encharque a área com um regador cheio, de forma gradual, certificando-se de que a água está penetrando no solo.

7 - Cubra a região das raízes com bastante mulch, cuidando para que ele não se acumule ao redor do caule ou tronco da planta. Senão, a planta pode desenvolver podridão.

Fonte: Salve o Meio Ambiente – Reader’s Digest por Yahoo

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...