terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tomar banho em 5 minutos: bom para a pele e para o planeta

Quantas vezes você costuma tomar banho durante a semana?

Uma pesquisa realizada em dez países indicou que os brasileiros são recordistas mundiais no tempo usado para tomar banho, ligando o chuveiro em média 20 vezes por semana!

Para quem está acostumado a tomar mais de dois banhos longos por dia, um alerta: essa prática apesar de parecer saudável pode colocar em risco a saúde da sua pele.


Cinco minutos debaixo d’água são suficientes, pois quando tomamos banho, retiramos a camada de gordura fundamental para a lubrificação da pele, tornando-a ressecada e propícia à contaminação por fungos e bactérias.

Além disso, tomar banho muito quente também contribui para retirar a oleosidade natural da pele. Mas o banho frio também não é indicado, já que muda drasticamente a temperatura do corpo, que é de cerca de 36 graus Celsius. O ideal é que o banho seja morno, em temperatura parecida com a do corpo.

Os dermatologistas indicam de um a dois banhos por dia, em períodos que variam de três a oito minutos. E a utilização do sabonete deve se concentrar mais nas áreas de maior proliferação de micro-organismos, como orelhas, axilas, região genital, umbigo, atrás dos joelhos, pés e entre os dedos. Nas partes mais ressecadas, o ideal é passar pouco sabonete, já que ele é um dos grandes vilões na eliminação de gordura da pele.

Outras dicas são: evitar as buchas, trocar a touca uma vez por mês, lavar o cabelo com frequência, passar creme hidrante após o banho e trocar as toalhas a cada dois dias para não criar fungos.

Diminuir o tempo no banho, além de proporcionar uma pele mais saudável, também vai permitir uma maior economia de água. Um banho de dez minutos gasta em média 160 litros de água. Se todo mundo pelo menos desligasse o chuveiro na hora de se ensaboar, o consumo de água já diminuiria drasticamente.

Também existem dispositivos economizadores que permitem reduzir o seu consumo de água ainda mais. Outra dica é da Fundação SOS Mata Atlântica: fazer xixi na hora da ducha economiza 20 litros de água por vez!

Depois de ler essas dicas, você consegue diminuir o tempo que fica debaixo do chuveiro?

Fonte: Greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...