quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O problema do lixo eletrônico

A cada ano isto vem assustando ainda mais

Nem todos tem a consciência de que tudo o que consumimos gera resíduos, portanto, no meio eletrônico e tecnológico isto também ocorre. Sabe aquele seu celular antigo, que você simplesmente jogou no lixo quando adquiriu um novo? Ou aquele novo roteador que você comprou e descartou no cesto do seu quarto o “velho”? Pois é, tudo isto é considerado “lixo eletrônico”.

Segundo uma matéria publicada no jornal Estadão, o nosso País é o maior produtor de lixo eletrônico entre os países emergentes. Esta situação é muito alarmante, pois o lixo eletrônico possui componentes tóxicos que podem contaminar o solo e a água, causando danos à saúde das pessoas.

Para você ter uma ideia disto, vamos a alguns exemplos: o chumbo é prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta o sangue, os rins, o sistema digestivo e o reprodutor. O níquel causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue. Já o mercúrio prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e a depressão. E, para darmos um último exemplo, entre muitos outros, há o zinco, que produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

Alguns números assombrosos
Em pesquisa ao site Ser Melhor
encontra-se alguns dados para ilustrar o que é a nossa realidade. Um simples chip eletrônico, por exemplo, requer 72 gramas de substâncias químicas e 32 litros de água para ser produzido, o que já mostra o porquê devemos nos preocupar com aquilo que jogamos fora. O Ministério do Meio Ambiente acredita que entre 1996 e 1999 tenham sido descartadas, em todo o Brasil, 11 toneladas de baterias. Cerca de 80% delas tinham a combinação de níquel e cádmio, a mais tóxica.

De acordo com o Greenpeace, por ano são produzidos 50 milhões de toneladas de lixo eletroeletrônico e até 2007 existiam no Brasil mais de 124 milhões de celulares. Em média os usuários trocam de celular a cada 18 meses. Por fim, estima-se que mais de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes sejam descartadas no País por ano. Deste total apenas 6% são reciclados. Ou seja, é preocupante ou não é?

O que você pode fazer com o seu “lixo eletrônico”
O blog Mundo Verde
dá algumas dicas do que fazer com aquilo que você não quer mais. Uma delas é a doação destes itens, já que se você pode comprar um equipamento mais moderno e avançado, muitos não tem nem o da primeira geração. Portanto, além de ajudar a natureza, você também estará ajudando ao próximo, o que é sempre um gesto muito gratificante nos dias de hoje. Eles sugerem o Comitê para Democratização da Informática (CDI), que é uma ONG que trabalha com a inclusão digital em todo o Brasil e recebem doações de computadores e equipamentos usados. E mesmo que ele não exista em sua cidade, procure outras entidades semelhantes para saber se o seu computador pode ser doado antes de jogá-lo fora.
Já quanto às pilhas e baterias, existem postos de coletas com esta finalidade e alguns fabricantes de celular recolhem aparelhos e baterias antigas e os encaminham para a reciclagem. Ligue para o fabricante ou para a operadora de celular do seu aparelho para saber do ponto de coleta mais próximo. Para o lixo eletrônico também há vários postos de coletas, que podem ser vistos no blog Lixo Eletrônico, que saberá encaminhá-lo corretamente neste assunto.

Outra ótima saída, ainda lucrativa, é a venda. Além do famoso boca-a-boca, existem muitos sites de vendas e você pode, além de contribuir com a natureza, ainda lucrar com o seu equipamento, seja ele qual for. 

Portanto, pense em você, nos demais e nas gerações futuras e engaje-se também nesta questão tão atual, porém tão delicada e que precisa da ajuda de cada um para fazermos assim, um mundo melhor!

Fonte: www.baboo.com.br


PONTOS DE ENTREGA DE LIXO ELETRÔNICO EM BARIRI
 Pilhas, Baterias e Lixo eletrônico em geral, exceto lâmpadas fluorescentes

Setor de Meio Ambiente e
 Escola Euclydes Moreira da Silva

2 comentários:

  1. o baririr?
    cada vez melor
    biologa:priscila glio
    parabem pelos
    122 anos bariri
    de:
    mateus vinicius juliano
    para :
    bariri
    eu fiz 3 praragrfos de um poema pra nosa querida cidade

    bariri e bela e mesma especial
    tem tudo muito legal
    e tudo muito legal

    mora na rua:"alberto polonio" n 222 perto da escola (joseane bianco)
    ate mais
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vc estuda na escola Joseane Bianco? Dia 15 vou dar uma palestra lá. Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...