segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

DIY: Guirlanda trançada de tecido


Outro dia minha irmã chegou em casa com tecidos e enfeites natalinos para eu fazer uma guirlanda de trança que vimos na internet. Eu fiz duas, uma para ela e a outra para decorar o rancho onde vamos passar o Natal.

Você vai precisar de:

- 3 faixas de tecido de algodão com 10cm x 1,20m (para cada guirlanda)
- manta acrílica (aproximadamente 1 m para cada guirlanda)
- enfeites de Natal
- fita larga para o laço (usei 1,20 m para cada guirlanda)
- cola quente
- máquina de costura, agulha e linha
- lacre de latinha ou gancho para pendurar




Modo de fazer:

Costure as faixas pelo avesso, fechando apenas uma das extremidades. Desvire as faixas e preencha com o enchimento. Eu cortei a manta acrílica em faixas de uns 20 cm e usei um palito de bambu para empurrá-la e foi bem rápido. Deixe uns 5 cm de cada extremidade sem enchimento para fechar depois.




Prenda uma ponta de cada faixa e faça uma trança. Tem que ficar meio justo, mas não tão apertado, senão o tecido enruga nas curvas. Tente terminar com as pontas na mesma ordem do início, mas isso não é obrigatório pois o laço vai cobrir a emenda. 



Costure à mão as pontas das faixas e endireite a trança, deixando as costuras das tiras na parte de trás. Cole o enfeite escolhido com cola quente ou dê uns pontinhos para segurar. Aqui costuramos um Papai Noel sentado na parte de baixo da guirlanda. Faça um laço grande e bonito e amarre na parte de cima, encobrindo a emenda das faixas (também pode ser costurado ou colado). A decoração fica por conta da sua imaginação, podem ser usadas bolas, enfeites metálicos ou o que você preferir. 

Atrás da guirlanda, na parte de cima, costure à mão um lacre de latinha para funcionar como suporte. Eu usei a sobra da fita que amarrei o laço e fiz uma alça para pendurar na parede.


Dicas: 

- Sugiro que as cores dos tecidos não sejam muito parecidas, para dar destaque.
- Coloque bastante enchimento, deixando firme. A trança também deve ser feita bem ajustada, senão a guirlanda vai ficar oval depois de pendurada (aconteceu isso na primeira que eu fiz).
- O tecido que eu usei vem com 5 estampas no mesmo corte, com 1,20m de tecido dá para fazer várias guirlandas!

Como minha família decidiu passar o Natal no rancho, pretendo fazer mais algumas artes para decorar a casa de lá e vou publicando aqui no blog. Espero que tenham gostado da guirlanda!  

Um beijo!

Inspiração: Artesanato Brasil.

5 comentários:

  1. Oi Pri,
    A guirlanda está linda! Como não vai dar tempo para colocar nos links legais do blog, então compartilhei na minha página do FB, o que é bom é para ser mostrado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, que bom que gostou, muito obrigada pela divulgação! Beijos

      Excluir
  2. Oi Priscila,
    Adorei a guirlanda ficou linda! A Betty sempre compartilhando coisas legais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Dra! Obrigada e um ótimo Natal para você também!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...