quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Instituto Pró-Terra apresenta projeto Plantadores de Florestas

No dia 30/10/2012 o Instituto Pró-Terra, da cidade de Jaú, realizou uma palestra na Cati de Bariri (Casa da Agricultura) para apresentar o Projeto Plantadores de Florestas. Foram convidados atores socioambientais das cidades de Bariri, Bocaina, Boracéia e Itapuí.

O Projeto Plantadores de Florestas, financiado pelo Fundo Socioambiental - CASA, visa a capacitação de trabalhadores rurais desempregados, gerando trabalho e renda, e contribuindo para a produção de mão-de-obra qualificada para o crescente mercado de recuperação de Matas Ciliares, Áreas Degradadas, Restauração de Ecossistemas, Implementação de APP´s entre outros.

Este projeto faz parte de uma proposta diferenciada de Inclusão Social & Meio Ambiente do Instituto Pó-Terra. Isto é, ao mesmo tempo em que estes trabalhadores aprendem técnicas de produção de mudas, implementação, manutenção de reflorestamento e etc., também são envolvidos em atividades de educação ambiental, entendimento da paisagem, gestão participativa e principalmente de conhecimento de seu contexto socioambiental.

O Instituto Pró-Terra já realizou vários cursos e já empregou mais 50 trabalhadores rurais em seus projetos por meio de diversos financiadores e apoiadores (GEF-BancoMundial, Centro de Apoio Socioambiental, entre outros). A maioria desses trabalhadores estava desempregada e foram beneficiados com trabalhos na área da restauração com todos os direitos trabalhistas garantidos (como carteira assinada, assistência médica, condições de segurança no trabalho, cestas básicas, etc.).

O objetivo dessas reuniões é construir parcerias para a possivel realização desses cursos em outras cidades da bacia Tietê-Jacaré, multiplicando assim as qualificações socioambientais para projetos de Recuperação Florestal.

Durante a reunião também foi apresentado o Projeto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Banco de Áreas para Recuperação. Trata-se de um projeto em que os proprietários rurais podem cadastrar suas áreas que necessitam de recuperação florestal. A partir das informações cadastradas pelos proprietários, a Secretaria do Meio Ambiente fará a divulgação dessas áreas - através do seu site - junto a empresas e pessoas físicas interessadas em investir em reflorestamento, seja como compensação ambiental, compensação voluntária para emissões de gases de efeito estufa ou mesmo como ação voluntária de responsabilidade social.

A inscrição no Banco de Áreas para Recuperação é voluntária e sem custo, devendo ser feita pelo proprietário do imóvel, por outra pessoa física ou por entidade ou organização preferencialmente com atuação na região.

Para maiores informações, pode-se acessar os links abaixo ou entrar em contato com o Instituto Pró-Terra através do telefone (14) 3032-1401 ou e-mail: institutoproterra@hotmail.com e contato@institutoproterra.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...