terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vamos tirar o planeta do sufoco


O Projeto Sacolas Ecológicas existe em Bariri desde o final de 2009. É uma parceria entre a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Bariri) e a Prefeitura Municipal. O objetivo do projeto é conscientizar sobre o uso irracional das sacolinhas plásticas.

Com a assinatura do acordo entre a APAS (Associação Paulista de Supermercados) e o Governo do Estado no ano passado, as sacolinhas plásticas serão proibidas a partir de 25 de janeiro de 2012. A APAS lançou a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e muitas cidades estão aderindo.


Bariri, através do Projeto Sacolas Ecológicas, realizou uma reunião com os supermercadistas da cidade e a maioria apoiou a proibição das sacolas. Ontem, dia 23, foi realizada a última reunião antes da proibição e na ocasião foram entregues as sacolas ecológicas e as sacolas compostáveis para serem revendidas em cada supermercado.

O consumidor terá diversas opções para carregar suas compras para casa: sacolas ecológicas, caixas de papelão, caixas plásticas, carrinhos de feira e as sacolinhas compostáveis que serão vendidas a R$ 0,19 a unidade. Cada sacola dessa suporta 6 kg de peso. É claro que a intenção não é revender essa sacola, mas ela será muito útil até o consumidor acostumar com a proibição ou quando esquecer de levar sua sacola ecológica.

A pergunta é: Onde eu vou colocar meu lixo doméstico?

O maior problema de utilizar sacolas de plástico para acomodar o lixo é que muitas vezes as sacolinhas acabam sendo amarradas e colocadas dentro de um saco de lixo grande. Dessa forma esse lixo permanecerá intocado no aterro sanitário por muito tempo! Isso impede que os microorganismos presentes no solo possam entrar em contato com o lixo orgânico presente nas sacolas e realizar a decomposição do material. 

Outro problema comum em cidades grandes e que já foi presenciado também em Bariri é que as sacolas plásticas, por não acomodarem grande quantidade de lixo e permanecerem leves, são arrastadas pela enxurrada e podem acabar nos rios. Após as chuvas é possível perceber sacolas de lixo amontoadas próximos aos bueiros. Algumas de menor tamanho com certeza passaram pela abertura.

Hoje existem sacos de lixo compostáveis que poderão ser utilizados em casa. Uma ideia bastante difundida é a utilização de saquinhos de jornal nas lixeiras de banheiro e cozinha. Retira-se o lixo dentro dos saquinhos de jornal e deposita-se dentro de um saco de lixo grande. Quando estiver cheio, coloca-se na rua para ser levado pelos coletores. 

Essa ideia é melhor visualizada quando já se realiza a separação do lixo doméstico, mas mesmo em cidades onde não existe coleta seletiva nós podemos fazer a separação. Vidros, latas de alumínio, garrafas PET e papelão normalmente são levados por catadores informais. Coloque esses materiais separados do lixo úmido. Se algum catador frequentar o seu bairro poderá coletar esses materiais sem abrir o restante do lixo. Se você conhecer algum catador que passe pela sua rua, combine um horário ou dia da semana em que ele possa recolher esse material na sua casa.

A sacolinha plástica não é a vilã do problema. O consumismo tem aumentado juntamente com a facilidade que o plástico trouxe à nossa vida. Mas há alguns anos atrás as pessoas "sobreviviam" sem ele. O plástico está presente em todo tipo de embalagem de produtos que nós consumimos, até no isopor, que é um tipo de plástico. Além das sacolinhas plásticas, você pode evitar o plástico em muitas ocasiões. Veja aqui algumas dicas de como "desembalar" a sua vida!

Mudar hábitos não é fácil, mas muitas vezes é necessário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...