quarta-feira, 27 de abril de 2011

Governo de SP quer abolir o uso de sacolas plásticas


Governo de SP quer abolir o uso de sacolas plásticas

Por Débora Spitzcovsky e Mônica Nunes (edição)/Planeta Sustentável

No último final de semana, o governo de São Paulo anunciou que está tomando providências para transformar o estado paulista no primeiro do Brasil a banir o uso de sacolas plásticas no comércio.

A primeira delas foi a criação de um GT - Grupo de Trabalho, organizado pela SMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que estudará a viabilidade de extinguir, até o final deste ano, as sacolas plásticas de todos os supermercados paulistas.

Veja também o infográfico A viagem do lixo, da NATIONAL GEOGRAPHIC

Além disso, o governo anunciou a intenção de firmar um acordo com a Apas - Associação Paulista de Supermercados para acelerar o processo de banimento das sacolinhas na rede varejista. A parceria, que deverá ser oficializada no início de maio, visa a realização de uma campanha de conscientização, nos supermercados paulistas, que incentive a substituição das sacolas plásticas por embalagens biodegradáveis, feitas de amido de milho.

A ação não tem força de lei e, por isso, os supermercados não serão obrigados a aderir. No entanto, de acordo com a Apas, grandes redes - como Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar/Extra - já mostraram interesse em participar do projeto.

As empresas que aderirem à ação terão seis meses para banir as sacolinhas plásticas de todas as suas lojas paulistas e deverão oferecer aos clientes sacolas biodegradáveis, feitas de amido de milho, e ecobags, por R$ 0,19 e R$ 1,80, respectivamente. Os consumidores também terão a opção de utilizar caixas de papelão para levar suas compras ou, ainda, trazer sacolas retornáveis de casa.

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/noticias/288078_noticias.shtml?MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...