terça-feira, 6 de setembro de 2011

Saiba mais sobre o isopor

Você sabia que o isopor é uma espuma de poliestireno, ou seja, é um material derivado do petróleo e não biodegradável?


Saiba que, aquela embalagem de isopor que serviu para embalar carnes, verduras, frutas, entre outros produtos comprados no mercado, ainda estará sujando a superfície da terra por muitos anos.


Isso não quer dizer que não seja reciclável. O isopor, na verdade, não polui nem contamina a terra com substâncias, porém o problema maior está no tempo que ele demora para se decompor. Esse material ocupa grande volume durante todo o tempo que permanece nos aterros sanitários causando um problema na gestão do lixo. O isopor também funciona como uma espécie de isolante, dificultando a degradação do lixo orgânico e a expulsão dos gases resultantes da decomposição.

Não existe isopor seguro ou que não seja nocivo ao meio ambiente, simplesmente evite comprar. Caso ocorra o consumo, tente dar um destino adequado.

•Dê preferência às embalagens de vidro ao invés de plástico ou isopor.



•Prefira comprar frutas e verduras direto do produtor, da feira ou da bancada do supermercado, ao invés de previamente selecionadas em embalagens de isopor e plástico.



•Quando for comer na rua, tente tomar seu café/bebida ou comer sua refeição em louças de porcelana ou vidro, que serão reutilizadas várias vezes.



•Como o isopor é derivado do petróleo, ele é classificado como plástico, portanto deve ir para o coletor vermelho no momento da reciclagem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...