quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Resultado das Enquetes

Vamos falar um pouco sobre os resultados das enquetes feitas aqui no Blog.
A primeira fala sobre as ações mais importantes para a preservação do meio ambiente. Separar o lixo doméstico foi considerada a ação mais importante, mas isso não significa que as outras não sejam. De que adianta separar o lixo em casa se na rua a pessoa joga o lixo no chão? Esse lixo vai parar num boeiro, entupir galerias pluviais e causar enchentes. Ou então vai correr para um rio e depois até o mar, causando poluição e até a morte de animais marinhos. Manter o carro regulado, por exemplo, além de diminuir a poluição emitida pelo veículo, proporciona economia de combustível. Se não tiver a possibilidade de plantar árvores sempre, ter pelo menos uma plantada em frente à residência e cuidar bem dela. Recusar sacolas plásticas ou pelo menos diminuir a quantidade de sacolas utilizadas no mercado, além de tentar reutilizá-las de outras maneiras após as compras, aumentando assim sua vida útil. Além das ações listadas, existem muitas outras que podem ser facilmente aplicadas no dia-a-dia.
A segunda enquete questiona qual o destino dado ao óleo de cozinha usado. Em cidades pequenas existem muitas pessoas que fazem sabão caseiro utilizando esse óleo, ou então conhecem alguém que o faça. Existem empresas que coletam  o óleo para fazer ração animal, biodiesel, entre outros produtos. Várias prefeituras já possuem projetos de coleta de óleo residencial usado, como aqui em Bariri (clique aqui). O que não pode, em hipótese alguma, é descartar esse óleo no ralo da pia, na privada ou até mesmo na terra do quintal. Esse óleo entope a rede de esgoto, prejudicando não só uma residência, mas toda a rua! Se não houver tratamento de esgoto, esse óleo vai parar nos córregos e rios, prejudicando peixes e outros animais. Na terra, o óleo causa impermeabilização do solo e morte das plantas, além da emissão de gás metano durante sua decomposição, que é um gás gerador de efeito estufa. 

Um dos itens da primeira enquete era justamente a coleta de óleo usado. Em Bariri existem diversos ecopontos espalhados por toda a cidade. Não descarte seu óleo incorretamente. Procure um dos ecopontos e entregue sua garrafa PET cheia de óleo.

Em breve serão postadas novas enquentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...