terça-feira, 21 de junho de 2011

Encontro do Coletivo Educador em Igaraçu do Tietê

No último sábado, dia 18, aconteceu em Igaraçu do Tietê mais um encontro do Coletivo Educador Tietê-Jacaré. O tema foi Tratamento de Esgoto e contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Teixeira Neto e do Diretor do SAE, José Maria Capelasso.

Após a recepção e café da manhã no Teatro Municipal, o Diretor José Maria fez uma explanação sobre a captação e tratamento de esgoto da cidade, que é diferente do convencional, feito por lagoas de estabilização. Em Igaraçu, o tratamento do esgoto é feito através de um reator UBOX, que possui um compartimento para a fase anaeróbica e outro para a fase aeróbica. O modelo é bastante compacto em relação às lagoas e exala menos cheiro. O lodo que resta ao final do tratamento pode ser utilizado para adubação.

Depois, conhecemos alguns pontos turísticos da cidade de Igaraçu, como a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a praia Maria do Carmo de Abreu Sodré e o mirante.

Usina Hidrelétrica vista da praia de Igaraçu

Grupo reunido no mirante (Foto: Angélica)

Após o almoço conhecemos a Estação de Tratamento de Esgoto Savério Campanucci onde o funcionário Guilherme explicou seu funcionamento. 

Estação de Tratamento de Esgoto


 Foto: Angélica

Lodo após o tratamento do esgoto

 Laboratório da ETE

Em seguida, fizemos um passeio com barco e eclusagem na usina hidrelétrica do Rio Tietê.

Barco saindo da eclusa

Angélica, eu e Gilda

Terminando o encontro, foi servido um lanche aos participantes.
 
O próximo encontro está previsto para o mês de julho na cidade de Bariri, com o tema Sacolas Plásticas. Em breve será publicada a programação completa.

Obs: Esta postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens do blog.

Um comentário:

  1. Oi.
    Obrigado pela visita em meu blog.

    Qd vejo essas fotos fico pensando... como tem coisas pra fazer!! Preservar sem limites!!

    Sacolas plásticas é um tema que apesar da lei ja existir, porem, só entra em vigor em 2012... poucos se importam com elas.Grandes redes de mercados, os maiores compradores das sacolas, ainda nao fizeram nada. Acho que infelizmente essa lei "nao vai pegar", se a população nao se conscientizar de verdade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...