quinta-feira, 14 de abril de 2011

Saquinhos de lixo feitos de jornal substituem as sacolas plásticas


Algumas dicas de como evitar o uso do saquinho:

  • Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana você pode usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa;

  • Se o lixo é limpo, como de escritório (papel, pedaços de durex, etc) pode ir direto para a lixeira sem proteção;

  • No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (papel higiênico, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal.

  • Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas para que o saquinho fique mais resistente.
O saquinho de jornal tem inspiração no origami e cabe perfeitamente nos lixinhos convencionais, ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer, só leva 20 segundos para montá-lo.

Aprenda a fazer

1) Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.


2) Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.


3) Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


4) Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.



5) Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda.


6)Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


7) Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.


8) Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


9)Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


10) É só encaixar dentro do seu cestinho e parar para sempre de jogar mais plástico no lixo!




Fonte: http://de-verde-casa.blogspot.com/2009/12/saquinho-de-jornal.html

Obs: Esta postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens.

4 comentários:

  1. Oi Priscila, tudo bem?
    Gostaria de salientar que as sacolas plásticas são consideradas agentes de saúde pública, pois são o meio de dispor o lixo da maioria da população, o que evita que os resíduos se espalhem pela cidade, provocando a proliferação de animais, que podem estar ligados à transmissão de doenças.

    Quer saber mais sobre isso? Então acesse: http://sacolinhasplasticas.blogspot.com/2011/01/sacolas-plasticas-contribuem-para-saude.html

    Um abraço
    Equipe Recicle Ideias

    ResponderExcluir
  2. Olá! As sacolinhas representam hoje a maneira mais utilizada para dispor o lixo, sendo portanto a mais prática já que temos esse material disponível em casa (reutilização). Porém não seria a mais adequada ecologicamente, porque o lixo contido dentro das sacolas demora muito mais tempo para se decompor. Além disso, em uma compra, acabamos levando muito mais sacolas do que necessitamos para dispor o lixo. Na minha casa, mesmo utilizando sacolas ecológicas e caixas de papelão para acomodar a maior parte das compras, ainda temos sacolas plásticas para acomodar lixo e para outras finalidades. Aqui neste post sugere-se a redução do uso de sacolas para acondicionar lixo, mas não incentiva a disposição de lixo sem invólucro. Na verdade, sugere-se a utilização de um saco de lixo maior para acomodar todo o lixo junto, já que muitas vezes podemos observar que cada sacolinha usada para o lixo possui menor quantidade do que teria capacidade de acomodar. Em outros casos ainda observamos um saco de lixo grande com diversas sacolinhas menores dentro. Existem diversas maneiras de reduzir o consumo e o volume do lixo. Com tantas ideias, cada pessoa pode aproveitar a que melhor se adapta à sua realidade. Obrigada pela participação!

    ResponderExcluir
  3. Priscilla, tudo bem?

    Estamos há mais de quatro anos pesquisando e procurando meios de entender e melhorar toda essa logística do lixo e das sacolas plásticas, para que não haja maiores prejuízos ao meio ambiente e nem à população. Chegamos à conclusão que a melhor saída e a mais equilibrada é baseada na educação e no envolvimento de todos (população, varejo, indústria e poder público). Quando a indústria faz uma sacola plástica mais resistente e o supermercado se compromete a usá-la, a população tem como colocar mais produtos dentro dessa sacola (evitando o uso em duplicidade e os excessos) e também de reutilizá-la mais vezes. Incentivamos também o descarte adequado desse material (reciclagem) e contamos que o poder público dê uma destinação adequada ao lixo. Isso garante a praticidade e economia para a população, além da preservação do ambiente. Nesses quatro anos de trabalho, já obtivemos resultados expressivos - redução de 4 bilhões de sacolas que eram consumidas sem necessidade. A questão é complexa, mas com o envolvimento de todos e com base na educação ambiental e na responsabilidade compartilhada, chegaremos lá.
    Um abraço.

    Recicle Ideias
    (Conheça o Programa de Qualidade e Consumo Resposável de Sacolas Plásticas e a Escola de Consumo Responsável no sacolinhasplasticas.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho e pelo blog muito interessante. Tentei deixar um comentário lá, mas não consegui, deve ser problema na minha internet. Depois tentarei novamente.
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...