quarta-feira, 23 de março de 2011

Lançamento de DVD marca Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março, foi marcado pelo lançamento do DVD Meio Ambiente, produzido pela Diretoria de Educação e Cultura em parceria com o Saemba e com o Setor de Meio Ambiente. O DVD traz oito vídeos sobre temas relacionados ao meio ambiente, gravados em nossa cidade com a participação de estudantes das escolas municipais de ensino fundamental. O evento para lançamento e entrega do DVD aos representantes das escolas aconteceu de manhã na sede da Diretoria de Educação e Cultura.

Estiveram presentes o prefeito Rubens Pereira dos Santos; o superintendente do Saemba, Antonio Sergio Gallo, e o diretor financeiro da autarquia, Raul Bollini; o vereador Edcarlos dos Santos; o diretor de Administração Tiago Pultrini; os chefes dos setores de Meio Ambiente, Priscila Fabiana Lara Giglio, e de Cultura, Renato Dias dos Passos; a acadêmica da ABLA Zuleika Pulpa de Mello; toda a equipe da Diretoria de Educação e Cultura e representantes das escolas municipais.

A diretora de Educação e Cultura, Rosângela Xavier de Oliveira Rodrigues, explica que os vídeos são fruto do Projeto Meio Ambiente, desenvolvido pela rede municipal no ano passado. “O objetivo central do projeto foi explicar a complexidade das questões ambientais com linguagem simples, ensinar atitudes práticas sobre como colaborar com a preservação do meio ambiente, provocar mudanças de comportamento e promover reflexões para que os alunos se tornem multiplicadores ambientais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável”, diz. O projeto, que trabalha temas transversais, continua este ano com a discussão de questões éticas.

O DVD é composto por oito vídeos que abordam os seguintes temas: Uso racional da água e Óleo de cozinha, com a participação de alunos da escola Euclydes; Aquecimento global e Consumo consciente, que traz alunos da Rosa Benatti; Coleta seletiva – tipos de lixo e Desenvolvimento sustentável; com alunos da Julieta; Energia elétrica, com alunos da Joseane Bianco e Saneamento básico, com estudantes da Eurico. No lançamento, foram apresentados três vídeos aos presentes, que ficaram impressionados com a qualidade.

Rosângela explica que os vídeos serão utilizados pelos professores para discutirem as questões ambientais. “Eles despertam a atenção por contarem com a participação dos próprios alunos e mostrarem os locais e realidades de Bariri”. Diz, ainda, que a intenção é que as escolas criem uma videoteca para que os alunos emprestem os vídeos e os levem para casa, e que as escolas estaduais e particulares também receberão os DVDs.

Kleber dos Santos, da Oficina da Educação, empresa responsável pela produção dos vídeos, explica que o objetivo é "pensar globalmente e agir localmente", apresentar temas globais contextualizados no município. "Bariri saiu na frente de outras cidades. Foi inovadora ao colocar os alunos protagonizando os vídeos, ao invés de atores, como geralmente acontece", diz.

Texto e foto: Janaína de Castro
Fonte: www.bariri.sp.gov.br


Obs: Esta postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...