quarta-feira, 30 de março de 2011

Conceito de Pegada Hídrica incentiva o uso responsável da água

A Pegada Hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. O método permite que as iniciativas públicas e privadas, assim como a população em geral, entendam o quanto de água é necessário para a fabricação de produtos ao longo de toda a cadeia produtiva. Desta forma, os segmentos da sociedade podem quantificar a sua contribuição para os conflitos de uso da água e degradação ambiental nas bacias hidrográficas em todo o mundo.

A Pegada Hídrica pode ser Verde, quando a água da chuva evapora ou é incorporada em um produto durante a sua produção; Azul, que calcula as águas superficiais ou subterrâneas que evaporam ou são incorporadas em produtos, ou então devolvidas ao mar ou lançadas em outra bacia; e Cinza, que mede o volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo.

Ao analisar a Pegada Hídrica de um produto, é preciso levar em consideração as etapas do processo de fabricação e os locais por onde ele passou – desde a matéria-prima até o produto final. A Pegada Hídrica de uma área onde tem água em abundância é muito diferente da que está numa região mais seca. Por isso, foi criada uma forma de distinguir estas Pegadas.

A média global de Pegada Hídrica de uma camisa de algodão, por exemplo, é de 2.700 litros de água. Durante a produção, o algodão pode ter sido cultivado e transformado em tecido no Paquistão e em camisa na Malásia para ser vendida nos Estados Unidos. "Portanto, para calcular a Pegada Hídrica de uma camisa vamos precisar do somatório da pegada de cada etapa e isso será distribuído por vários locais do mundo. Cada vez mais os consumidores querem saber este tipo de informação. Devemos considerar quanto de poluição pode ser gerada nas águas da Ásia, por exemplo, para que o europeu possa vestir uma camisa. Com a Pegada Hídrica, fazemos uma ligação entre o consumo que acontece em um lugar e o impacto no sistema hídrico de outro lugar", diz professor Arjen Hoekstra, criador da metodologia.
Hoekstra explica que é possível também calcular a Pegada Hídrica de um indivíduo, de acordo com o padrão de consumo que ele segue e a oferta de produtos que ele tem. Uma pessoa que adota dieta vegetariana, por exemplo, tem uma Pegada Hídrica 30% menor do que uma não vegetariana. O brasileiro tem cerca de 5% da sua pegada em casa, com consumo de água na cozinha e no banheiro, e 95% estão relacionados com o que compra no supermercado, especialmente com produtos agrícolas. Outro dado importante é que 8% da pegada do brasileiro estão fora do País, um índice muito pequeno se comparado aos 85% da Holanda.

Médias globais de Pegada Hídrica:
1 taça de vinho - 120 litros de água
1 xícara de café - 140 litros de água
1 Kg de açúcar refinado - 1.500 litros de água
100 gramas de chocolate - 2.400 litros de água
1 hambúrger - 2.400 litros de água
1 camiseta de algodão - 2.700 litros de água
1 Kg de carne bovina - 15.500 litros de água


Acesse o Manual Técnico de Pegada Hídrica em www.waterfootprint.org.
Fonte: EcoDebate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...