Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes até 15 anos da rede pública e privada de ensino. As inscrições, que estarão abertas de 14 de fevereiro a 25 de março, só serão aceitas se feitas pelas instituições de ensino. Após seleção interna, cada escola pode inscrever no máximo duas redações.
As redações serão selecionadas de acordo com os seguintes critérios: coerência com o tema proposto; originalidade; criatividade; idéias expressas; vocabulário; compatibilidade entre a idade, grau de maturidade e série cursada pelo aluno.
O objetivo do Concurso é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita, além de viabilizar a interação dos Correios com a comunidade e a prática da responsabilidade social empresarial com foco na educação.
No Brasil, serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado desta fase receberá um notebook, enquanto o segundo e o terceiro colocados ganharão um aparelho de som portátil, com CD/DVD, MP3 e rádio AM/FM.
O primeiro colocado de cada Diretoria Regional irá concorrer à fase nacional. O vencedor desta fase receberá uma TV de LED 32 polegadas, troféu e certificado na cerimônia de comemoração do Dia Mundial dos Correios, dia 7 de outubro, em Brasília. Além disso, irá representar o Brasil na fase internacional em Berna, na Suíça.
Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).
Em 2010, o concurso contou com a participação de mais de seis mil estudantes brasileiros. A vencedora da fase nacional foi a estudante Amanda Caroline Gomes, de Boa Vista, Roraima. O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet (www.correios.com.br).
Fonte: www.correios.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário