sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bruno Covas dá início aos trabalhos do Projeto Município Verde Azul

Primeira reunião consultiva do projeto, em 2011, reuniu prefeitos e interlocutores
O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, abriu oficialmente, em 17.02, os trabalhos do Projeto Município Verde Azul para o ano de 2011, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, em São Paulo, durante a primeira reunião técnica consultiva do projeto, que contou com a participação de aproximadamente 30 prefeitos e interlocutores de vários municípios, além de técnicos da SMA e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

O secretário lembrou o sucesso que o Município Verde Azul obteve até o momento, ressaltando que o projeto constou do programa de governo de Geraldo Alckmin, aprovado nas urnas, e que “cabe a nós agora implementá-lo”. Bruno afirmou que o Município Verde Azul trouxe os municípios paulistas, com seus prefeitos e interlocutores à frente, para a discussão sobre as questões ambientais e que o objetivo do encontro inaugural, assim como dos encontros regionais que serão realizados nas próximas semanas, é justamente de aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelo projeto. “Nada mais adequado do que começar rediscutindo com os prefeitos e interlocutores para ver o que precisa mudar e melhorar”.

O prefeito de Sarutaiá, Isnar Freschi Soares, que também compôs a mesa de abertura da reunião, representando os prefeitos e interlocutores presentes, manifestou seu contentamento com a continuidade do projeto, “tão importante para os municípios e para o meio ambiente” e disse que a sua prefeitura irá se empenhar para manter as ações e investimentos realizados na área ambiental, na pequena cidade localizada no sudoeste paulista, com pouco mais de 3.600 habitantes. Sarutaiá foi uma das primeiras colocadas no “ranking” de 2010, tendo alcançado nota 94,23 (o máximo é 100,00).

Por seu lado, o novo gerente do Projeto Município Verde Azul, Mauro Haddad, se mostrou animado com o reinício dos trabalhos e explicou que para essa reunião foram convidados os representantes dos municípios premiados em 2010, por terem sido os melhores colocados em suas respectivas bacias hidrográficas, além de alguns que haviam se inscrito, e que as próximas reuniões, regionais, já estão programadas, incluindo uma em Santos e outra em Sorocaba, na semana que vem. Haddad confirmou que os objetivos fundamentais do projeto permanecem os mesmos, visando a participação dos municípios na política ambiental.

Para iniciar as discussões e permitir o recebimento das sugestões, José Ricardo Lopes, da equipe técnica do projeto, fez uma breve apresentação, mostrando, entre outros, dados comparativos de desempenho percentual dos municípios em relação às 10 diretivas básicas. Lembrou dos critérios para a composição do Indicador de Avaliação Ambiental – IAA e reafirmou a importância prioritária das ações e políticas visando o saneamento ambiental – esgoto tratado, lixo mínimo e educação ambiental.

Participaram da reunião os prefeitos e interlocutores de Gabriel Monteiro, Sarutaiá, São Caetano do Sul, Bertioga, Viradouro, Pereira Barreto, Ubatuba, Espírito Santo do Turvo, Santa Rosa do Viterbo, Americana, Anhumas, Pontalinda, Franca, Araraquara, Sorocaba, Paulo de Faria, Barueri, Taquarivaí, Paraguaçu Paulista, Ourinhos, Américo Brasiliense, Magda, Cesário Lange, São Bernardo do Campo, Boracéia, Arujá, Coroados, Paranapanema e Orindiúva, entre outros.

Texto: Mário Senaga
Fotografia: José Jorge
Fonte: http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1106

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...