terça-feira, 2 de junho de 2015

Como organizo meu guarda-roupas no inverno

Imagem ilustrativa [Fonte]
Todo ano, quando mudam as estações, eu organizo meu guarda-roupas de acordo com a temperatura. Na primavera, lavo e guardo edredons, casacos e roupas de linha/lã sintética. Casacos que não são de lavar (couro, lã, pena de ganso) coloco para tomar sol, deixo esfriar e depois guardo em sacos plásticos com zíper. O ideal seria saco de TNT, para que a peça de roupa possa transpirar. Para não ter problema com umidade (já vi casaco de couro embolorar por ficar guardado assim), coloco aqueles saquinhos de sílica que vem em embalagens de produtos diversos.

No outono vou retirando essas roupas de acordo com a necessidade ou temperatura. Por exemplo, esse ano ainda não tirei as roupas mais pesadas, já que o frio está demorando a vir. Os casacos mais grossos coloco ao sol, já os edredons e roupas de linha, lã sintética, moletom, etc, preciso lavar, porque tenho alergia. Já tentei apenas colocar ao sol, usar sachês perfumados, mas nada funciona, mesmo guardando tudo limpinho preciso lavar antes de usar.

Faço esse rodízio de peças por falta espaço no guarda-roupas. Nesta semana vou guardar uma parte das roupas de calor (não tudo porque ainda não esfriou muito) para poder acomodar as roupas de frio, que por sinal ocupam muito mais espaço.

Durante essa mudança, tiro tudo do armário, limpo por dentro e deixo tomar um ar enquanto aproveito para separar peças que não uso mais para doação, peças necessitando reparos (minha mãe conserta para mim), peças que podem ser reformadas/customizadas, etc. O que não será usado na próxima estação é separado e guardado em sacos a vácuo (space bags). Depois acomodo as roupas que serão usadas em cabides e gavetas, separando por tipo (casacos, camisas, vestidos e saias ficam pendurados, blusas, leggings e cachecóis nas gavetas e as calças no calceiro). Não separo por cor ou outra característica porque não vejo necessidade.

Também pretendo olhar as caixas de sapato e separar os que não uso. Da última vez que fiz essa arrumação, acabei segurando vários pares que não consigo usar.

Todas as peças que separo para doação são novamente separadas em duas categorias: o que pode servir para as pessoas mais próximas (amigos e parentes) e o que vai para alguma entidade.

Também tenho vontade de trocar todos os cabides do guarda-roupas... infelizmente meus cabides são de vários modelos diferentes, mas não quero gastar com isso agora e também não pretendo descartar os cabides que ainda estão bons. Vou separar os de madeira mais antigos para dar uma repaginada (mas isso é assunto para outro post).

Não sou especialista em organização. Já vi muitas dicas bacanas pela blogsfera sobre o assunto, mas para mim são pouco aplicáveis. Essa é a maneira que eu considero mais prática e cada caso é um caso. Gostaria de aos poucos diminuir ainda mais meu consumo, investindo em peças duráveis e poucos modismos. Aí quem sabe minhas roupas não precisarão sofrer esse rodízio sazonal kkkk

Beijos

2 comentários:

  1. Eu também faço arrumação dos armários no meio e no final do ano.Arrumo as roupas de acordo com a estação e separo o que não uso para doação.
    Ótimas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não é atoa que é capricorniana!!! Minha irmã é igualzinha!!! Estava lendo seu perfil e parecia que estava lendo sobre ela!!! Adorei suas dicas!!! Bjs!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...