terça-feira, 30 de junho de 2015

Minha Cômoda Vintage


Esta é a cômoda da qual eu já havia falado aqui. Eu ganhei da minha mãe e agora pretendo reformá-la, mas a história dela é bem mais longa que isso. 

Minha mãe mandou fazer esse móvel quando ainda era solteira para guardar seu enxoval e mesmo depois de casada a cômoda a acompanhou. Meus pais moraram em umas sete cidades, e a cômoda seguiu com a família por todos os lugares. 

Quando eu era criança ela fez parte da mobília do meu quarto, até eu me tornar adolescente (por volta dos anos 2000), aí minha mãe trocou meus móveis e a cômoda foi para o quarto dos fundos.

Fazendo as contas, meus pais acabaram de completar 50 anos de namoro e vão comemorar as Bodas de Ouro em 2018, então a cômoda já deve ter os seus 50 anos. Para mim é muito mais que um móvel antigo e conservado... É um pouco da história da minha mãe e da minha família que vai ficar mais perto de mim.

O título do post cômoda vintage é porque ela ainda está do mesmo jeito que era há 50 anos, com o mesmo verniz e as mesmas marcas que o tempo se encarregou de deixar durante todo esse tempo. Mas em breve ela passará por uma reforma e depois faço um post sobre isso com as fotos da transformação. Pretendo pintá-la ou apenas trocar o verniz e gostaria de manter os puxadores, mas está faltando dois... Vou procurar em lojas e antiquários, quem sabe encontro.

Outra coisa que aparece na foto e que também ganhei da minha mãe é uma máquina de costura Singer Ponto de Ouro. Ela ganhou essa máquina do meu avô e foi nela que fez uma parte de seu enxoval. Depois de alguns anos minha mãe comprou uma máquina mais nova, motorizada, mas ainda usava esta para alguns trabalhos. Ela tinha os pés de madeira e o pedal de metal, mas os pés estavam estragando. Então eu mandei instalar motor e colocar nessa caixa portátil. Agora só falta aprender a costurar! 

Foi uma viagem escrever esse post porque bati um papo gostoso com minha mãe sobre sua vida desde o casamento, as casas em que morou, as cidades, os filhos pequenos... Eu sou a 5ª filha e quando nasci meus pais já não eram mais nômades... 


Desejo a todos uma semana abençoada e cheia de Luz!
Beijos

3 comentários:

  1. Oi Pri,
    A cômoda é linda! Eu herdei móveis de minha mãe e mandei fazer pátina. Hoje minha sala de jantar é montada com estes móveis. Vou esperar para ver como vai ficar no final.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri, adoro saber histórias de tudo que traz recordações, independente de quem quer que seja. Vc tem muito bom gosto. Mande a foto de como ficou a comoda. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, ainda não consegui reformá-la, mas assim que o fizer vou publicar por aqui. Um beijo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...