quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Reaproveitando folhas de cadernos usados

Pra quem estuda ou tem filhos na escola, todo início de ano é a mesma coisa: comprar material escolar novo. Quem é que não quer material novinho, com cheirinho e colorido? Mas e o que fazemos com o material que sobrou? Jogamos fora? Nada disso! Temos que aproveitar esse material para alguma coisa, nem que seja para usar em casa. O final do ano está chegando, daqui a um mês mais ou menos as aulas estarão acabando e já dá pra usar as folhas de caderno que sobraram.

Uma forma bacana e útil de aproveitar as folhas que sobraram dos cadernos antigos: bloquinhos pautados com folhas destacáveis!



Use para fazer lista de compras, recados de telefonemas, coisas importantes para não esquecer e anotações em geral. É bom espalhar os bloquinhos pela casa em locais estratégicos: perto do telefone, em cima da geladeira, na mesinha de cabeceira, no escritório, etc.



E, é claro, os cadernos velhos:



Separe as folhas em branco e em bom estado, descarte folhas rabiscadas, molhadas, manchadas, mofadas e até as que estejam em estado de decomposição! rs




Acerte o tamanho do bloco refilando as bordas. Junte todas folhas. É importante que as folhas estejam na mesma posição e não fiquem "sambando" para que não fiquem folhas com linhas tortas. Para ajudar nessa parte da fixação, prenda o bloco de folhas com um clipe ou um prendedor firme.


Pegue a régua e posicione no local onde pretende cortar a borda. Com a régua posicionada, segure bem firme com uma das mãos para que ela não saia do lugar. Com a outra mão, pegue o estilete (use uma lâmina nova) e corte rente à régua com a mão leve, sem apertar demais. Passe o estilete uma, duas, três ou quantas vezes forem necessárias para cortar todo o bloco de folhas na mesma posição. Enquanto não terminar de cortar todas as folhas, não saia dessa posição, senão não vai ficar lisinho e bonitinho com todas as folhas do mesmíssimo tamanho.

Se não quiser, pode fazer o bloco com as folhas do jeito que estão mesmo, mas cortando as bordas estragadas fica mais bonito.

Refile as quatro bordas. Nesse caso foram retiradas as margens para ficar com um visual mais clean, até porque bloquinho não precisa de margem, né?



Você pode fazer um bloquinho grande assim ou dividir ao meio para fazer dois menores. Esses grandes e finos são ótimos para lista de compras e os menores para ficar ao lado do telefone.

Depois de deixar o bloquinho no tamanho desejado, coloque-o na borda da mesa, com a pontinha sobrando para fora da mesa, e coloque o livro grande e pesado em cima. A ideia é comprimir bem as folhas para fazer a lombada destacável.



Agora passe a cola branca nessa "lombada". Você pode passar com o pincel ou com o dedo mesmo. Para essa lombada, é aconselhável usar a cola Cascorez pura. Porém, se você só tiver cola escolar, que é mais rala, coloque um pouco num pires e deixe endurecer/secar um pouquinho para usar. Assim ela perde um pouco de água e não entortará o papel.



Agora é só você deixar secar de um dia para o outro e seu bloquinho estará prontinho!





Você ainda pode enfeitar colocando uma capinha ou fita. Dá até pra dar de presente no final do ano! Nunca mais jogue fora as folhas limpas dos cadernos usados, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...