quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fim das sacolinhas em supermercados

Supermercados de Bariri aderiram à campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, uma iniciativa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) apoiada pelo Governo do Estado. Ela foi discutida em reunião realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Bariri (Acib) na quinta-feira, dia 1 de dezembro.

Segundo o gerente da Acib, Carlos Eduardo De Vito, 20 supermercados já confirmaram participação na campanha, que é facultativa. Ele explica que ficou acordado que a partir de 25 de janeiro de 2012 não haverá mais sacolas plásticas nos mercados. Todos utilizarão sacolas compostáveis e retornáveis. Na cidade há cerca de 30 supermercados.

“O papel da Acib é integrar os empresários do setor e estimular a discussão e alternativas para o projeto”, afirma Carlos.


Sacolas Ecológicas

Acordo assinado em 9 de abril entre o governador Alckmin, a Apas e a Secretaria de Meio Ambiente prevê o fim da distribuição de sacolas plásticas nos supermercados.

A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco teve início em Jundiaí em agosto de 2010. Desde então, ela é levada para os principais municípios paulistas. Em Bariri, o assunto está sendo discutido pelo comitê do projeto Sacolas Ecológicas.

A Apas já desenvolveu ações de lançamento da campanha em suas dez sedes regionais e em outras 92 cidades. Até o fim do ano, 115 cidades serão conscientizadas para o fim da cultura do descarte, substituindo as sacolas descartáveis por reutilizáveis.

A indústria de embalagens plásticas está substituindo o plástico tradicional pelo biodegradável. Segundo fabricantes, o material é igual ao plástico, não custa mais caro e degrada em menos tempo.

Feita a partir do amido de milho, ela se desfaz em até 180 dias em usina de compostagem e em dois anos em aterro e estará disponível nos supermercados com valor estimado em R$ 0,19.

Juliana Campos
Fonte: Jornal Candeia

Obs: Esta postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...