sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A primavera chegou! Faça-você-mesmo seu jardim sustentável

Hoje começa a primavera no hemisfério sul. Já dá pra ver muitas árvores e plantas floridas e muita cor. Ao sair por aí, preste atenção aos detalhes, admire a beleza e o perfume dos jardins. Você pode aproveitar seu final de semana e botar a mão na terra! Faça-você-mesmo um jardim sustentável!

Para fazer um jardim sustentável você não precisa gastar nada. Você pode aproveitar móveis velhos, troncos de árvores e materiais que sobraram de alguma reforma. As mudas de plantas você pode trocar com amigos e familiares. Assim, além de montar um jardim, você terá um local cheio de memórias e lembranças de pessoas queridas. O mais importante é ter criatividade e pensar em como reutilizar os materiais que já existem.


Veja algumas dicas:
- móveis velhos podem virar suportes de vasos;
- restos de plantas podadas ou tábuas de construção podem ser moídos e usados para fazer caminhos e canteiros;
- troncos mais grossos podem ser usados como bancos, banquetas ou suportes para mesa.

Se você não tem um espaço de terra no quintal para fazer um jardim assim, pode montar diversos vasos reaproveitando recipientes que iriam para o lixo, como latas de vários tamanhos.


Dica: quando está em vasos ou latas metálicas, a água evapora mais rapidamente, porque o material acumula muito calor, que pode inclusive danificar as raízes. No verão, é necessário regar sempre que a cor da terra indicar que ela está seca. Em poucos dias, é possível aprender pela cor se a terra está seca ou ainda úmida. Não deixe de colocar adubo, mas dê atenção às recomendações do fabricante e seja econômico para não queimar as raízes.

Você vai precisar de:
- Terra, que pode ser comprada pronta para a jardinagem ou feita por você mesmo. É só ter uma boa drenagem. Use pedras maiores no fundo para garantir que a terra não impeça a água de sair, o que apodrece as raízes;
- Alguns vasos ou recipientes. Certifique-se de que há orifícios de drenagem abertos e limpos;
- Plantas e sementes;
- Ferramentas de jardinagem.
As maiores pedras vão no fundo, para a água escorrer, as menores logo acima e só então vai a terra, que pode ter um pouco de areia para favorecer o escoamento da água.
 

Inspire-se:



































Essa é uma horta do programa Lar Doce Lar, mas você pode fazer o mesmo com flores. Aprenda a fazer aqui.

 
Pallets usados para fazer um sofá aconchegante para você descansar admirando o novo jardim!

Fontes: http://style.greenvana.com/2011/faca-voce-mesmo-seu-jardim-em-vasos-ou-recipientes/

Obs: A postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens do blog. Consegui recuperar as imagens mas não as fontes. Se você for o autor de alguma foto ou souber a fonte, por favor me avise. Eu retiro a imagem ou adiciono os créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...