terça-feira, 19 de julho de 2011

Moda Ecológica?

Existe moda ecológica? Muito tem se falado ultimamente sobre moda ecológica, moda sustentável, eco-fashion,... Mas, pode-se dizer de fato que existe moda ecológica? 

Muitas marcas têm lançado coleções eco-friendly, utilizando tecidos orgânicos, couro vegetal, entre outros materiais. Nessa tendência também têm aparecido marcas que produzem apenas peças "ecológicas", sendo muito procuradas por consumidores mais conscientes. 

"O segmento da moda, assim como outros setores da economia, 
é uma atividade geradora de poluição e degradação ambiental. 
Junto com a publicidade, a moda é o setor da indústria cultural 
que mais contribui para criar e incentivar uma mentalidade a 
favor do descartável, do fútil, do inútil e do supérfluo". (Márcio 
Augusto Araújo, consultor em Ecoprodutos e Construção 
Sustentável do Idhea).

Falar em moda ecológica é um contrasenso, pois a moda é justamente a renovação do "guarda-roupas" a cada estação. Algumas lojas apresentam novas coleções a cada semana! Peças feitas a partir de tecidos tecnológicos, couro, pêlos de animais, marcas que utilizam trabalho escravo, poluição e degradação ambiental durante todo o processo de produção, desde a utilização de defensivos agrícolas na plantação do algodão, até o combustível gasto no transporte da mercadoria. 

As roupas ecológicas podem ser feitas de algodão orgânico (sem o uso de defensivos), tingidas com corantes à base de água, podem ser produzidas por uma cooperativa de costureiras do seu bairro mas, mesmo assim, está incentivando o consumo.

De acordo com Márcio Augusto Araújo, consultor em Ecoprodutos e Construção Sustentável do Idhea, o que pode existir é a ecologia para a moda, ou seja, utilizar parâmetros para tornar a roupa mais "verde", tentar minimizar a poluição e as agressões ambientais durante o processo de produção, mesmo que isso diminua a produção. 

E nós, consumidores, o que podemos fazer para minimizar os problemas ambientais, decorrentes do consumo exagerado? (Já publiquei sobre isso aqui e aqui). Algumas dicas são sempre bem vindas: 
  • Reduza a compra de roupas sazonais, que você usará apenas em uma estação, e priorize a compra de peças clássicas, básicas, de materiais duráveis e se possível de materiais eco-friendly;
  • Se você possui várias peças de roupas que não servem mais, organize uma troca com as amigas;
  • Se a quantidade de peças for grande, que tal montar um bazar? Chame as amigas, parentes e vizinhos, assim você limpa seu guarda-roupas e de quebra descola uma graninha $$$;
  • Você pode doar as roupas e sapatos para uma instituição social ou para famílias carentes que você conheça;
  • Se você tem uma veia ou artéria artística, pode se aventurar no ramo da customização, misturar elementos diferentes, usar várias partes de roupas para montar uma peça exclusiva!
  •  Também pode dar uma nova utilidade para as roupas (veja aqui).
Opções e ideias não faltam. A próxima vez que você for às compras ou fizer uma limpeza no armário, lembre-se das dicas e coloque em prática!

Leia o texto do Márcio Augusto Araújo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...