quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projetos Ambientais do Município de Bariri

Para conhecer um pouco mais sobre os projetos ambientais do Município de Bariri, acesse o site da Prefeitura www.bariri.sp.gov.br e clique em Meio Ambiente no menu principal.











Um comentário:

  1. Lixo orgânico - A solução




    Um dos maiores problemas ambientais do mundo atual, são as montanhas de lixo produzidas diariamente e que nem sempre recebem a destinação adequada.
    A compostagem do lixo orgânico em escala industrial, tem se mostrado pouco viável economicamente e sua aceitação no mercado também não justifica sua produção, mas se permitirmos que a própria natureza se encarregue desta compostagem, certamente a viabilidade do aproveitamento do lixo orgânico como adubo será tão atraente que será disputado por fazendeiros de todo o mundo.
    A decomposição do lixo orgânico acumulado nos lixões, acontece de forma anaeróbica, ou seja, sem oxigenação, daí a produção de subprodutos como o gás metano, o gás sulfídrico e o chorume, reconhecidamente nocivos ao meio ambiente.
    No entanto, se este mesmo material for distribuído em camadas menos volumosas e incorporado ao solo, sua decomposição se dará de forma aeróbica, o que permitirá que bactérias, fungos, leveduras e outros micro organismos se alimentem da matéria orgânica, transformando-a em compostos mais simples, que serão devolvidos ao meio ambiente em forma de nutrientes, ou seja: Adubo orgânico.
    Bastaria que o lixo orgânico, selecionado na esteira, caísse diretamente na caçamba de caminhões basculantes que fariam a distribuição diretamente no campo, cabendo ao trabalho braçal a uniformidade da camada desejada.
    Experimentos ditarão a espessura ideal da camada de material orgânico, a forma ideal de se incorporar este material ao solo e até mesmo quantas safras poderão se beneficiar de uma única adubação.
    Este projeto beneficiaria principalmente terras degradadas, que costumamos chamar de terras cansadas, que necessitam de forte adubação química para produzirem satisfatoriamente.
    Algumas dificuldades certamente terão que ser enfrentadas, mas nenhum sacrifício pode ser grande demais ao ponto de desestimular a ambição de ficarmos livres de vez dos horrorosos lixões.
    Para maiores esclarecimentos, acesse telefone, email ou blog.



    Sebastião Aparecido de Oliveira
    Av. eng. Ivanil Francischini 11.115
    Ibitinga - sp
    Fone (16) 3342 3621
    Email: sebaapaol@ gmail .com
    blog: linguarudocricri.com


    O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; O tolo porque tem que dizer alguma coisa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...