segunda-feira, 16 de maio de 2011

Veja como fazer uma festa mais sustentável

Você já pôs na ponta do lápis seus gastos para fazer festas ao longo do ano? Comemorações em família, aniversários, casamentos, formaturas?
A Wedding Report, uma empresa de pesquisas sobre casamentos nos EUA, apontou que essa indústria do matrimônio movimentou 60 bilhões de dólares em 2008. Segundo dados do “Estado do Mundo – 2010”, produzido pelo Wordwatch Institute (WWI) e publicado em português pelo Akatu, só os americanos, com 5% da população mundial, abocanham uma fatia de 32% do consumo global. Se todos vivessem como os americanos, o planeta só comportaria uma população de 1,4 bilhão de pessoas. (nós já chegamos à marca de 7 bilhões!!!).
Escolha fornecedores responsáveis:
O setor de serviços de entretenimento, lazer e eventos registra muita informalidade e relações precárias de trabalho. Prefira fornecedores que pratiquem de verdade a responsabilidade social. Ter responsabilidade social é respeitar as leis trabalhistas do país entre outros valores e práticas.
Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis:
Informe-se sobre as empresas das quais vai comprar. Valorize as que comprovadamente praticam a responsabilidade socioambiental.
Cuidado com os utensílios e enfeites:
Prefira utensílios (copos, talheres, pratos) reutilizáveis. Dê preferência a papéis e embalagens recicláveis. Reutilize materiais de festas passadas. Ao final, guarde o que for possível e recicle o restante. Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir. Opte por enfeites vegetais – pequenas árvores, arranjos – plantados em um vaso. As pessoas podem levar para manter em casa, plantar em seus jardins.
Dispense os pacotes para presente:
Sugira aos convidados que os presentes podem vir sem embrulhos enfeitados, que gastam um monte de papel, fita, laço e plástico. Pacotes de presente precisam desaparecer na transição para a sociedade sustentável do século 21.
Mesa farta, mas consciente:
Compre apenas a quantidade de alimentos e bebidas que você estima que realmente será consumida. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício. Se possível, evite as garrafas plásticas. Se for inevitável, separe tudo para a reciclagem.
Dissemine o consumo consciente:
Aproveite a festa e dissemine o consumo consciente entre seus amigos. Converse, aponte os motivos de suas escolhas nesta festa. É o começo da conscientização e da mobilização.
Para cada churrasco plante uma árvore:
Para produzir apenas um quilo de carne são emitidos 3,7 kg de CO2. Um churrasco para cem pessoas vai emitir, só na produção da carne, 185 kg de CO2, equivalente ao que uma árvore da Mata Atlântica seqüestra durante seu crescimento em 37 anos. Sem contar transporte, carvão, bebidas, pratos, copos, talheres e o lixo produzido no final.
Recicle as latinhas de alumínio:
Ao reciclar as latinhas de alumínio que consome por ano, cada brasileiro contribui evitando a emissão de 78 g de CO2, em média. Isso significa que só a população de São Paulo, reciclando tudo, poderia contribuir com 858 toneladas a menos de CO2 na atmosfera. Equivalente a 4.500 árvores da Mata Atlântica.
Faça a tradicional listinha de compras:
Em média, um terço do que compramos em alimentos vai direto para o lixo. Em um ano, cada família acumula um desperdício de 255,5 kg de comida no lixo. Portanto, é importantíssimo que sua festa não aumente ainda mais este desperdício.
Troque gasolina por álcool:
A simples troca de combustível do carro já reduz a emissão de gases de efeito estufa. Um carro com motor 2.0 a álcool emite metade do CO2 de um de mesmo motor a gasolina. Preparação de festa exige muitas ida e vindas às compras. Portanto, use um carro a álcool. Mais: planeje para comprar tudo no menor número possível de deslocamentos.
Veja a reportagem na íntegra aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...