terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco


Estudo publicado no jornal British Medical revelou que, anualmente, cerca de 845 mil toneladas de bitucas de cigarro são jogadas no chão, emporcalhando o mundo e, ainda, contaminando o solo e a água do planeta.

Onze meses depois que a lei antifumo entrou em vigor em São Paulo, a cidade está mais suja do que antes. Como ninguém pode fumar em lugares fechados, as bitucas de cigarro que antes eram descartadas nos cinzeiros, agora vão parar nas ruas. Essas bitucas vão embora na enxurrada, caem nos bueiros e depois nos rios. São milhões jogadas no chão todos dias e o pior é que elas demoram cinco anos para se degradar.
Quando se aciona a descarga para se livrar de uma bituca de cigarro, 12 litros de água tratada descem pelo ralo. Se 1 milhão de pessoas perdessem esse hábito, seriam economizados 360 milhões de litros de água. Esse volume equivale à água que cai nas cataratas do Iguaçú a cada 4 minutos. Além disso, a bituca de cigarro pode contaminar 50.000 litros de água e o solo.

Fontes:
http://super.abril.com.br/blogs/planeta/bitucas-de-cigarro-sao-usadas-para-confeccionar-roupas-em-paris/

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/07/calcadas-em-sp-viram-cinzeirospara-bitucas-de-cigarro.html


http://www.sitedecuriosidades.com/ver/curiosidades_sobre_reciclagem.html

Um comentário:

  1. As bitucas do cigarro, são um problema com grandes proporções em especial nos grandes centros urbanos.
    A ECOCITY Soluções Ambientais, empresa brasileira localizado no Paraná, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO de coleta e reciclagem do resíduo.
    O PROGRAMA é uma ferramenta de gestão ambiental e de resíduos, que atende o ciclo completo da bituca: instalação de coletores especiais, coleta semanal com logística adequada e a reciclagem com reutilização do resíduo em ações ambientais.
    Conheçam mais do PROGRAMA BITUCA ZERO no site:
    www.ecocitybrasil.blogspot.com
    BITUCA ZERO: O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...