quarta-feira, 16 de março de 2011

Último Encontro do Curso de Formação de Educadores Ambientais

No último dia 12 ocorreu a última etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais do Coletivo Educador TJ. Apesar de ser o último encontro do curso, o Coletivo vai continuar com as atividades de educação ambiental na Bacia Tietê-Jacaré, já que a intenção é que essas atividades cresçam e possam gerar frutos em cada município participante.

A primeira atividade foi a elaboração de poemas em grupo, de onde foi retirada a frase que representará o Coletivo Educador: "Cuidado sustentável". Em seguida os participantes firmaram compromissos pessoais que serão arquivados e revistos no próximo ano.

Depois os participantes, previamente divididos em grupos de acordo com as suas cidades, apresentaram as principais questões socioambientais existentes em seus municípios, as possíveis soluções, os procedimentos e informações necessárias e como o Coletivo Educador pode contribuir para sanar os problemas. A partir daí foram levantados os temas recorrentes que serão abordados em oficinas nas próximas reuniões ao longo do ano.

Ao longo do curso os participantes receberam capacitação para trabalhar com a educação ambiental em diversos setores e públicos diferentes. Hoje é possível verificar que novas palavras passaram a fazer parte do vocabulário dos educadores e outras ganharam novo significado, como PERCEPÇÃO, EXPERIÊNCIAS, CAPACITAÇÃO, COMPLEXIDADE, HABILIDADES, PROJETOS, SABERES, MULTIPLICADORES, SOCIOAMBIENTAL, PARTICIPAÇÃO, COLETIVO, AÇÃO, SUSTENTÁVEL, OLHARES.

Confira a agenda das oficinas e os locais onde serão realizadas:

Junho - Igaraçu do Tietê = Tratamento de Esgoto
Julho - Bariri = Sacolas Plásticas
Agosto - Bauru = Coleta Seletiva
Setembro - Pederneiras = Epidemias
Outubro - Lençóis Paulista = Crescimento Populacional e Ocupação Irregular
Novembro - Torrinha = Resíduos Sólidos
Dezembro - Bocaina = Conservação de Córregos e Rios

As datas e endereços ainda serão confirmados e postados aqui no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...