sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Inspiração: o jardim de Frida Kahlo

Está acontecendo em São Paulo a Exposição das obras surrealistas de Frida Kahlo no Instituto Tomie Ohtake, e ficará em cartaz até 10 de janeiro de 2016. Estou doida para ver!

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana conhecida por usar cores fortes em seus quadros, retratando cenas de folclore e arte popular do México, além dos seus autorretratos. Não vou me aprofundar em sua arte porque não é minha área, hoje pretendo mostrar um pouco do seu jardim e algumas inspirações.

Muito tem se falado sobre a artista ultimamente e suas obras tem sido inspiração para decoração, artesanato e até mesmo moda. Essa semana vi uma bolsa bordada e super colorida no Território do Calçado em Jaú-SP, mas não comprei e nem fotografei (fuén).

A casa de Frida é conhecida como La Casa Azul e abriga um museu em sua homenagem. Ela é muito colorida, repleta de elementos decorativos que remetem às suas lembranças pessoais. No site do Museo Frida Kahlo é possível fazer um tour virtual pela propriedade. Não deixe de visitar!

Frida fotografada no jardim de sua casa em 1938

Jardim da Casa Azul

A área externa é marcada pelas cores vivas e grande quantidade de plantas
  
Fonte

Terraço

Vista externa do Ateliê, com janelas amplas para aproveitamento da luz natural


A edição 2015 da CASACOR Rio de Janeiro trouxe um jardim inspirado na casa de Frida Kahlo. Veja algumas fotos com dicas de como montar o seu jardim colorido:


Plantas diversas espalhadas por canteiros e vasos, tendo os cactos presença obrigatória. Peças em materiais naturais também fazem parte da ambientação, assim como a rusticidade das pedras e do concreto. A fonte é a atração principal em dias quentes. Utilize os vasos que você já possui, porque eles não devem ser todos iguais, variam em tamanho, cor, material, etc.

As paredes não precisam ter cores vivas, os tons terrosos combinam bem com os móveis e almofadas em cores fortes. Os móveis não são modernos, eles devem ter essa pegada vintage. Mesmo que não sejam de ferro você pode pintar as cadeiras e mesas de madeira nas cores escolhidas.

A pintura no chão simula ladrilhos hidráulicos, mas foi feita utilizando stencil. Se você não encontrar para comprar com o desenho desejado, pode fazer os seus com folhas de radiografia. Clique aqui para aprender.

Este espaço recebeu paredes coloridas e um pergolado, sob o qual foi montado um ateliê, mas se você preferir pode montar um cantinho de jardinagem ou mesmo uma mesa para o chá da tarde. Aqui aparecem móveis de ferro e madeira, além de um banco de concreto ao lado do pergolado. Essa mistura de materiais, texturas e cores fica muito charmosa!
 
As cores estão presentes em flores, móveis, paredes, vasos e até nas louças.


Eu fiquei muito inspirada por essas imagens e adoraria ter um quintal assim... E vocês, gostaram?

Beijos e um ótimo final de semana.

Obs: clique com o botão direito do mouse sobre as imagens para ser direcionado ao site de origem.

6 comentários:

  1. Que lindo! Muito colorido e acolhedor...
    Bjs
    P.S. Você já está concorrendo ao sorteio

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri,
    Eu amo a Frida Kahlo e tudo que diz respeito a ela. Não poderia ser diferente com este jardim: amei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila, é a Vi, eu gosto do colorido do México, cores vivas e este jardim é muito lindo, com todos detalhes.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  4. Seu Jardim já está favoritado para os links legais deste sábado. Seu blog sempre tem posts ótimos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Priscila, você foi contemplada no sorteio lá do blog! Passa lá...
    Mande seu endereço para mulheresemcirculo@uol.com.br.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...