sexta-feira, 29 de abril de 2011

Reutilização de materiais na decoração

O post de hoje não tem o objetivo de falar sobre conceitos de decoração, mas sim de reutilização de utensílios e materiais "supostamente" inservíveis de forma sustentável.
Reutilizando diversos materiais, é possível criar objetos de decoração bacanas e funcionais. Selecionei diversas fotos encontradas na Internet e disponibilizo aqui como sugestão.

Cabideiro de galhos secos

Escada velha usada como prateleira no banheiro

Escada velha usada como prateleira de livros

Garrafas de diversos formatos usadas como vasos

Galhos secos usados como luminária

Lustres de garrafas de licor

Lustres de xícaras e pires

Moldura para fotos feita com madeiras de cerca velha

Paletes usados como cabeceira de cama

Tábuas usadas como prateleira

Escada velha usada como suporte na cozinha

Existem muitas maneiras de reutilizar os materiais que perderam sua utilidade inicial. Basta um pouco de criatividade ou paciência para fazer uma pesquisa na Internet e descobrir maravilhas! Aproveite o final de semana e tente descobrir uma nova utilidade para algo que estava indo pro lixo. Além do conceito ecológico, você terá uma peça exclusiva!

Obs: Esta postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens do blog. Recuperei as imagens mas não as fontes. Se alguma imagem for sua, por favor, me avise que eu acrescento os créditos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Governo de SP quer abolir o uso de sacolas plásticas


Governo de SP quer abolir o uso de sacolas plásticas

Por Débora Spitzcovsky e Mônica Nunes (edição)/Planeta Sustentável

No último final de semana, o governo de São Paulo anunciou que está tomando providências para transformar o estado paulista no primeiro do Brasil a banir o uso de sacolas plásticas no comércio.

A primeira delas foi a criação de um GT - Grupo de Trabalho, organizado pela SMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que estudará a viabilidade de extinguir, até o final deste ano, as sacolas plásticas de todos os supermercados paulistas.

Veja também o infográfico A viagem do lixo, da NATIONAL GEOGRAPHIC

Além disso, o governo anunciou a intenção de firmar um acordo com a Apas - Associação Paulista de Supermercados para acelerar o processo de banimento das sacolinhas na rede varejista. A parceria, que deverá ser oficializada no início de maio, visa a realização de uma campanha de conscientização, nos supermercados paulistas, que incentive a substituição das sacolas plásticas por embalagens biodegradáveis, feitas de amido de milho.

A ação não tem força de lei e, por isso, os supermercados não serão obrigados a aderir. No entanto, de acordo com a Apas, grandes redes - como Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar/Extra - já mostraram interesse em participar do projeto.

As empresas que aderirem à ação terão seis meses para banir as sacolinhas plásticas de todas as suas lojas paulistas e deverão oferecer aos clientes sacolas biodegradáveis, feitas de amido de milho, e ecobags, por R$ 0,19 e R$ 1,80, respectivamente. Os consumidores também terão a opção de utilizar caixas de papelão para levar suas compras ou, ainda, trazer sacolas retornáveis de casa.

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/noticias/288078_noticias.shtml?MA

Consumo Consciente

1/3 de tudo o que você compra vai direto para o lixo!!



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feriado sustentável

No carnaval foi divulgado aqui no blog algumas dicas do Instituto Akatu de como ser um ecofolião. Aproveitando as dicas, transforme o seu feriado de Tiradentes e Páscoa em um feriado sustentável.

1. Produza menos lixo
As cidades que recebem mais turistas nos feriados verificam um aumento de lixo no período, gerando custo extra de coleta pago com recursos públicos.

2. Jogue o lixo no lixo
O lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais.

3. Cuidado com os excessos
O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes nas estradas. Consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.

4. Seja um turista consciente
Se você for viajar no feriado, procure minimizar os impactos ambientais de sua viagem. Você pode deixar para comprar alguns itens como produtos de higiene no local visitado. Dessa forma sua bagagem pesará menos, consumindo menos combustível do seu veículo e você prestigiará o comércio e economia locais.

5. Gaste menos combustível
Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

6. Tire os equipamentos da tomada
Antes de viajar, não se esqueça de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada. O modo stand-by é responsável por até 25% da energia consumida por esses equipamentos.

7. Não desperdice água
Feriados são a época em que as cidades enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados. Tome banhos mais curtos e desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

8. Aproveite a cidade vazia
Se sua cidade não for destino turístico e você não for viajar, aproveite a tranqüilidade e o tempo livre em atividades que não custam dinheiro e não consomem recursos naturais: caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais, maior convívio com a família.

9 . Divulgue o consumo consciente
Durante o feriado, se você presenciar casos de desrespeito ao meio ambiente, não hesite em orientar as pessoas. Sempre que tiver oportunidade, divulgue os princípios do consumo consciente.

Reportagem na íntegra em www.akatu.org.br

terça-feira, 19 de abril de 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

II Fórum do Programa de Formação de Educadores Ambientais

No dia 16/04 (sábado), as 9 horas, foi realizado o II Fórum do Programa de Formação de Educadores Ambientais no Cinema Municipal de Jaú.
Além dos executores e participantes do curso, o evento contou com a presença de convidados e familiares, além do biólogo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, Mariano Maudet Bergel, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.



 Na ocasião, foi feita uma apresentação do livro "Águas e Paisagens Educativas da Bacia Tietê-Jacaré" trabalhado durante o curso. Também foi apresentado um vídeo com imagens do curso nos diversos encontros e excursões técnicas e a música Camarada d'água, do grupo O Teatro Mágico.


Em seguida foi feita a entrega dos certificados juntamente com um CD com todas as apresentações e documentos do curso. Os participantes falaram sobre suas experiências durante o curso e as novas aquisições de conhecimento na área de educação ambiental.



O curso foi finalizado, porém o grupo continuará a se encontrar no Coletivo Educador Tietê-Jacaré para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente e educação ambiental da nossa região. Confira a agenda dos próximos encontros:

Junho - Igaraçu do Tietê: Tratamento de Esgoto
Julho - Bariri: Sacolas Plásticas
Agosto - Bauru: Coleta Seletiva
Setembro - Pederneiras: Epidemias
Outubro - Lençóis Paulista: Crescimento Populacional e Ocupação Irregular
Novembro - Torrinha: Resíduos Sólidos
Dezembro - Bocaina: Conservação de Córregos e Rios

Os encontros ocorrerão sempre na segunda quinzena de cada mês nas cidades mencionadas. Assim que tiverem data e local confirmados serão divulgados aqui no blog.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Saquinhos de lixo feitos de jornal substituem as sacolas plásticas


Algumas dicas de como evitar o uso do saquinho:

  • Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana você pode usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa;

  • Se o lixo é limpo, como de escritório (papel, pedaços de durex, etc) pode ir direto para a lixeira sem proteção;

  • No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (papel higiênico, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal.

  • Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas para que o saquinho fique mais resistente.
O saquinho de jornal tem inspiração no origami e cabe perfeitamente nos lixinhos convencionais, ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer, só leva 20 segundos para montá-lo.

Aprenda a fazer

1) Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.


2) Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.


3) Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.


4) Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.



5) Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda.


6)Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


7) Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.


8) Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


9)Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!


10) É só encaixar dentro do seu cestinho e parar para sempre de jogar mais plástico no lixo!




Fonte: http://de-verde-casa.blogspot.com/2009/12/saquinho-de-jornal.html

Obs: Esta postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens.

terça-feira, 12 de abril de 2011

II Fórum do Programa de Formação de Educadores Ambientais

Após um ano de atividades, o Coletivo Educador Tietê-Jacaré tem a honra de convidá-lo para o II Fórum do Programa de Formação de Educadores Ambientais, evento para o encerramento do projeto, mas continuidade das ações!


DATA: 16 de abril de 2011, às 9 horas
LOCAL: Cinema Municipal de Jaú
Rua Paissandú, 444 - Centro (Prédio da Prefeitura Municipal de Jaú)
Informações em 14 3281-2633 / educacaoambientaltj@gmail.com
www.educacaoambientaltj.com.br

quarta-feira, 6 de abril de 2011

10 dicas para deixar o seu armário "verde"


1. Planeje antes de comprar
Abandone as compras por impulso. Analise bem se aquela roupa ou acessório servem para você ou se é só uma vontade passageira. Assim você evita perder dinheiro e espaço em seu armário.

2. Ame suas roupas

Cuide-as com carinho. ‘Acidentes’ domésticos provocam pequenos desastres como manchas ou tecidos queimados. Se cair um botão ou tiver que ajustar um pouco, procure uma costureira e veja se há como reparar. Para os mais empolgados, é uma boa hora para aprender a lidar com linhas e agulhas.

3. Evite lavagem a seco

Máquinas de lavagem a seco usam tetrachloroethylene, uma substância cancerígena. Procure lavanderias que trabalhem com “wet cleaning” ou CO2 líquido. Muitas peças que antes eram lavadas a seco já podem ser lavadas a mão, especialmente as de seda, lã e linho. Fique de olho nas etiquetas. Se você preferir recorte as orientações e cole em um pequeno caderno ou guarde em uma caixinha para conferir quando precisar.

4. Compre peças antigas ou usadas

Use a criatividade e tenha um estilo próprio. Busque em bazares, feirinhas, brechós, troca de roupas entre amigas. Vale tudo. Se tiver roupas ‘herdadas’ que possam ser interessantes, aposte. Acessórios antigos sempre funcionam Tenha cuidado para ver se tudo está ok. Peças antigas ou usadas podem estar danificada pelo tempo ou pelo uso. Dependendo, uma reforma resolve e ainda sobra espaço para uma boa customizada.

5. Lave bem
Tenha cuidado para não desperdiçar energia. Junte bastante roupa antes de lavar, para economizar na água, luz e sabão. Procure usar a temperatura mais baixa possível. Opte por alternativas naturais na remoção de manchas nos tecidos e produtos que sejam livre de fosfato e biodegradáveis. Se estiver procurando por uma lavadora nova, verifique se possui selo de economia energética ( no Brasil, do Inmetro). A mesma dica vale para os ferros elétricos.

6. Vista orgânicos e tecidos com material reaproveitado

Os tecidos orgânicos e os desenvolvidos com materiais reaproveitados chegaram para ficar. Na opção do orgânico é possível escolher desde o algodão até a seda, certifique-se de que possui selo de autenticação (que identifica se a produção realmente é feita sem agrotóxicos). Os tecidos com materiais reaproveitados como o tecido PET são uma inteligente opção, fomentam o reaproveitamento de materiais como as garrafas pets e agregam ativos ambientais para a peça.

7. Encontre uma nova utilidade

Reciclar não é somente reaproveitar. Seja criativo, inspire-se no mundo a sua volta e aproveite o que já existe para reinventar. A proposta está sendo cada vez mais abraçada por estilistas internacionais – chegando a ser desafio até mesmo para o pessoal do Project Runaway. Observe aquelas roupas e acessórios antigos e descubra potenciais fashion adormecidos. Caso não agrade a idéia, reúna o que não precisa mais e leve a entidades carentes. Se nós não encontramos novidade, outros encontrarão.

8. Investigue as origens

Nesse boom de novos tecidos, desconfie do mote ecológico. Como tudo na vida, o que aparentemente poderia ser a solução, pode ser um problema. Mantenha-se informado, converse com os donos de lojas e das marcas e faça escolhas conscientes.

9. Escolha roupas éticas

Muitas empresas, além de cuidarem da natureza, investem em sustentabilidade e responsabilidade social. Valorize e incentive esse tipo de ação. Procure saber onde ficam as fábricas das empresas que você compra. Muitas multinacionais utilizam abordagens de mercado que incluem maximizar o lucro e deixar de lado preocupações humanitárias, como a luta pelo fim da exploração de mão-de-obra infantil e escravidão (problemas comuns em países latinos, asiáticos e africanos).

10. Não desperdice

Não é porque aquele vestido não está na próxima tendência que ele merece ir pro lixo. Se for algo que de-jeito-nenhum-você-usará-novamente, venda, troque, doe. Há muita gente no mundo precisando de ajuda. Fique informado sobre ONGs e entidades que prestam auxílio a pessoas necessitadas. Colabore com movimentos de apoio a vítimas de catástrofes climáticas (como enchentes e tempestades). É uma maneira de amenizar as conseqüências do aquecimento global e motivar uma mudança.

Dicas retiradas do Eco Trends & Tips e editadas com novas informações.

Fonte: www.coletivoverde.com.br.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Faça Você Mesmo: receitas de detergente e pasta de limpeza caseiros

Existe um novo conceito sobre limpeza ecológica: os cuidados que devemos ter na hora de escolher os produtos de limpeza. Aprenda como fazer detergente alternativo e pastas de limpeza para sua casa.


DETERGENTE ALTERNATIVO


Ingredientes:
1 pedaço de sabão de coco neutro
6 litros de água
2 limões
4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).

Modo de fazer:
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em 1 litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões e por último, despeje o amoníaco e misture bem. Nesta receita você obterá seis litros de um detergente que limpa e não polui. Sem contar que tem um valor econômico muito menor.


PASTA DE LIMPEZA


Pode ser usado em pias, portas de forno, mesas de fogão e interior de xícaras.

Ingredientes:
4 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de água

Modo de fazer:
Misture os ingredientes em uma pasta dura e aplique com uma esponja úmida. Retire os resíduos com um pano seco.


PASTA DE LIMPEZA DE BICARBONATO

Uso geral seguro.

Ingredientes:
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de flocos de sabão puro
um pouco de suco de limão ou vinagre branco
1 xícara de água morna

Modo de fazer:
Misture os ingredientes e agite até que o sabão esteja dissolvido. Borrife e limpe com uma esponja de cozinha.

Fonte: Ação Planeta

sexta-feira, 1 de abril de 2011

17 Dicas pra melhorar o seu lar e o meio ambiente

1 – Embora no Brasil os painéis solares continuem caros, é viável a utilização dessa tecnologia. A instalação é fácil e não necessita de mão-de-obra qualificada. Ainda usados, estes painéis continuam tendo um rendimento tão bom quanto novos, ou seja, seria um bom negócio comprar painéis usados pela metade do preço.

2 – Troque as lâmpadas simples (incandescentes) por fluorescentes. Essas últimas usam 70-75% menos energia e duram 10 vezes mais que as incandescentes. Por exemplo, a iluminação de uma lâmpada fluorescente de 26 watts equivale a uma incandescente de 100 watts. A vida útil de uma lâmpada fluorescente dura cerca de 5 a 7 anos e durante esse tempo a economia chega a R$120,00 para cada lâmpada.

3 – Melhorias no telhado. Acredite ou não, pesquisas apontam que a cor e o material usados nos telhados ajudam a diminuir o calor no interior de uma casa. Cores claras ajudam a refletir o calor para fora. Se você está pensando em reformar seu telhado, leve em consideração telhas de cor branca. Isso ajudará a manter sua casa e seu sótão frescos.

4 – Coloque detector de movimento no exterior de sua casa para ativar as luzes que estão do lado de fora. Isso ajudará a economizar energia e aumentará o tempo de vida das lâmpadas.

5 – Não gaste água. Cheque vazamentos e pingos nas torneiras e conexões. Use água fria para lavar as roupas. Vista mais tempo que o habitual aquela calça jeans que você gosta. Lave sua toalha de banho somente nos finais de semana. No meio da semana você pode secá-la ao invés de lavá-la. Faça da economia de água um assunto familiar: Ensine seus filhos a economizá-la, como por exemplo, fechando a torneira ao escovar os dentes ou tomando um banho rápido, desligando o chuveiro ao esfregar a cabeça.

6 – Instale bocais de sprays nos chuveiros. Isso economizará água, por exemplo, ao lavar a cabeça. Os bocais de sprays são um ótimo investimento, pois estabelece um baixo fluxo de água no banho e é portátil, você pode levar a qualquer lugar e é ideal para quem mora em casa alugada.

7 – Empilhe o adubo caseiro em seu quintal. Ache um lugar apropriado para empilhar o adubo. Misture o resto de comida com uma pá toda semana para o adubo dar uma “respirada”. Coloque cascas de ovos, café coado, frutas e verduras podres por cima da terra. Os outros tipos de lixos deverão ficar em lugares apropriados, como reservatórios de reciclagem para os recicláveis, etc.

8 – Se você mora em lugar frio, coloque uma capa de alumínio nas portas. Isso ajudará a reter o calor para dentro da casa.

9 – Limpe os filtros de seu ar condicionado ou recoloque-os regularmente. Um filtro sujo irá atrasar a saída de ar, aumentando o custo na conta de luz. Quando não estiver em casa, ajuste o termostato para temperaturas mais altas ou desligue-o.

10 – Termostatos automáticos ajudam na redução da conta de luz. Estima-se que você poderá economizar até 3% dos gastos a cada grau que você diminuir e 6% para cada grau aumentado.

11 – Se você tiver uma lareira em sua casa, instale portas de vidro no cômodo em que está instalada. O vidro evita para que o calor saia para o lado de fora.

12 – Evite deixar os aparelhos eletrodomésticos em stand by. Por exemplo, mesmo depois de desligar seu computador desconecte o plug da tomada. Você poderá economizar de 10 a 15%.

13 – Instale mais ventiladores em sua casa. Exaustores (“puxadores de ar”) servem para um propósito muito específico. Nos meses de calor os exaustores podem, indesejadamente, tirar calor e umidade do banheiro ou cozinha. Ventiladores de teto ajudam a reduzir a dependência de ar condicionado durante o verão e podem ser úteis no inverno, transferindo o calor do teto para baixo.

14 – Isole sua casa se você mora em lugares frios. Portas e janelas são as maiores saídas de energia (calor) de sua casa. Instale varredores de ventos e calor (weather-stripping) em suas janelas e portas. Quando a falta de calor na casa é detectada, a primeira coisa que devemos verificar são as portas e janelas.

15 – Viva o código dos 3 R´s. Recuse, reutilize e recicle. Esteja com essas 3 coisas em mente para quando for comprar ou descartar algo.

16 – Leve em consideração a cor da tinta das janelas. Cores escuras ajudam a reter o calor (bom para o inverno) e cores claras refletem a luz, “espalhando” o calor (bom para o verão).

17 – Use roupas claras no verão, elas podem evitar em 99% os efeitos dos raios ultravioleta. Então, o que está esperando? Deixe o Sol entrar!

Traduzido de http://www.toolbarn.com/articles/tips-to-be-green.html
Fonte: http://engenhariambiental.wordpress.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...