terça-feira, 26 de julho de 2011

A saga do Cambuci

Há algum tempo atrás, conheci um blog muito bacana: De Verde Casa. A Juliana, dona do blog, iniciou uma caçada por frutos de cambuci para produzir mudas depois que descobriu que essa espécie está ameaçada. Trata-se de uma árvore nativa da Mata Atlântica cujo nome originou o bairro de São Paulo. Com os frutos é possível fazer uma infinidade de receitas, desde suco e licor a bolos e geléias. Existem até festivais gastronômicos de cambuci.

Cambuci: árvore símbolo de São Paulo

Frutos de cambuci

A verdade é que suas histórias me emocionaram (veja aqui) e eu pedi uma muda pra plantar no meu quintal. Juliana estava cuidando das mudas pra poder me enviar pelo correio, já que precisam estar fortes pra aguentar alguns dias trancadas numa caixinha.

Qual não foi minha surpresa ao receber a muda direto no escritório, pelas mãos da Daniela, uma moça de Bariri. Aí fiquei sabendo da trajetória da muda: Daniela foi para Holambra comprar mudas de palmeira e conheceu Juliana. Quando descobriu que Bariri é uma cidade pequena, Juliana perguntou se a Daniela me conhecia e pediu pra me entregar a muda. Coincidência? Claro que não!!! As coisas boas trabalham de maneiras misteriosas. 

Meu filhote de cambuci

Ju, muito obrigada pela muda! Estou procurando o lugar mais adequado pra plantá-la aqui em casa ou no rancho. E até já baixei um livro de receitas de cambuci. Será que vai demorar muito pra dar frutos? risos

P.S.: Quem tiver interesse, pode acessar aqui pra descobrir como plantar e cuidar dessa espécie.

Obs: Esta postagem foi atualizada pois eu havia perdido as imagens do blog.

4 comentários:

  1. Ju tenho uma mudinha de cambucí que ganhei do meu marido rego ela segunda quarta e sexta,mas ela ta perdendo as folhinhas não quero perder essa muda desejei tanto ela ...esta quase sem folhas.ela fica a maior parte do tempo dentro da minha cozinha que é sombreada mas recebe a luz do sol todos os dias me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu ganhei uma muda da Juliana e também estavam caindo algumas folhas, mas agora está normal. Minha mudinha fica no quintal debaixo de um arbusto, junto com outras mudas da minha mãe. Tente falar com a Juliana pelo e-mail juliana@deverdecasa.com. Espero que ajude.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Priscila, pelo blog. E também pela dedicação em relação ao Cambuci, essa essência tão simbólica e importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mário Clovis, obrigada pela visita! Na verdade quem merece os créditos do trabalho é a Juliana, do Blog De Verde Casa. Ela procura as sementes, planta, cuida e depois doa as mudas para quem quiser. Eu não conhecia o Cambuci, exceto pelo nome, mas quando li sobre o trabalho da Juliana, fiquei encantada! Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...