quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pellets, uma nova forma de energia limpa

A Ecopell tem como objetivo transformar o bagaço de cana, hoje um passivo ambiental, em uma fonte concentrada e sustentável de energia, o pellets.
Pellets de biomassa é a mais nova e importante forma de energia limpa consumida pelos grandes mercados como Estados Unidos e Europa. Possui diversas aplicações como, por exemplo, fornos de padarias, fornos cerâmicos, aquecimento de estufas, estufas de flores, aquecimento de moradias e prédios.


O Pellet é um combustível granulado que pode ser feito de diversos tipos de biomassa como cascas e podas de árvores, serragem, resíduos de construção civil, restos de madeira (cavaco) e de Bagaço de Cana. Depois de recolhidos, triturados e secos, esses materiais se transformam em pó que é comprimido para obter o pellets. O resultado é um composto 100% natural, de elevado poder calorífico.
A queima de Pellets não produz fumaça, ao contrário de outros combustíveis. Além das vantagens de eficiência no consumo inerentes ao seu próprio processo de fabricação, têm garantida estabilidade nos preços por serem uma fonte renovável, ao contrário do que acontece com os combustíveis fósseis.
Os resíduos lignocelulósicos utilizados para fabricação dos pellets são um recurso abundante no Brasil que, se for devidamente explorado, vai permitir reduzir substancialmente a dependência energética que atualmente temos em relação ao petróleo, resultando em imensos benefícios para a economia, e conseqüentemente, nos seus preços de comercialização.
Regra geral, 1,5Kg de pellets de Bagaço de Cana substituem cerca de 1 litro de óleo combustível. Ou também podemos dizer que uma tonelada de pellets de Bagaço de Cana evita o corte de 07 arvores com 07 a 08 anos de idade.
A alta densidade dos pellets permite um local de armazenamento compacto e um transporte mais econômico. São facilmente descarregados e movimentados, usando sistemas existentes, tais como transportador de rosca ou equipamento de sucção. Esta alta densidade permite ainda a melhoria de propriedades de combustão.
A produção de pellets, com os seus processos de prensagem e secagem, correspondem a menos de 4% do teor de energia do produto final. Por esta razão, os pellets são significativamente melhores do que as fontes de energia fóssil, para as quais 10-12% da sua energia é necessária, para tratamento e purificação.


Ecopell Biomassa
Rodovia Itaju-Bariri Km 1
Itaju-SP
(14)3667-1242

Um comentário:

  1. legal.
    Mas o bagaço de cana tem umidade e gasta-se muito para reduzí-la.
    No entanto, vale a pena se for para transformar em energia e livra-se do passivo ambiental.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...