quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feriado sustentável

No carnaval foi divulgado aqui no blog algumas dicas do Instituto Akatu de como ser um ecofolião. Aproveitando as dicas, transforme o seu feriado de Tiradentes e Páscoa em um feriado sustentável.

1. Produza menos lixo
As cidades que recebem mais turistas nos feriados verificam um aumento de lixo no período, gerando custo extra de coleta pago com recursos públicos.

2. Jogue o lixo no lixo
O lixo acumulado nas ruas entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais.

3. Cuidado com os excessos
O consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes nas estradas. Consuma bebidas e alimentos com moderação, protegendo a sua saúde e a integridade física de todos.

4. Seja um turista consciente
Se você for viajar no feriado, procure minimizar os impactos ambientais de sua viagem. Você pode deixar para comprar alguns itens como produtos de higiene no local visitado. Dessa forma sua bagagem pesará menos, consumindo menos combustível do seu veículo e você prestigiará o comércio e economia locais.

5. Gaste menos combustível
Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

6. Tire os equipamentos da tomada
Antes de viajar, não se esqueça de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada. O modo stand-by é responsável por até 25% da energia consumida por esses equipamentos.

7. Não desperdice água
Feriados são a época em que as cidades enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do aumento excessivo de consumo. Portanto, se você já é um consumidor consciente de água, redobre os cuidados. Tome banhos mais curtos e desligue o chuveiro na hora de se ensaboar.

8. Aproveite a cidade vazia
Se sua cidade não for destino turístico e você não for viajar, aproveite a tranqüilidade e o tempo livre em atividades que não custam dinheiro e não consomem recursos naturais: caminhadas, visitas a parques, museus e centros culturais, maior convívio com a família.

9 . Divulgue o consumo consciente
Durante o feriado, se você presenciar casos de desrespeito ao meio ambiente, não hesite em orientar as pessoas. Sempre que tiver oportunidade, divulgue os princípios do consumo consciente.

Reportagem na íntegra em www.akatu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...